05 principais observações da NBR 6118 sobre torção de peças de concreto armado
Você considera os esforços de torção de peças de concreto armado nos seus projetos? Não? Então veja aqui as 05 principais observações segundo a NBR 6118!
Pedro & Carlos // 16 de novembro de 2020 // 10:42
Como já sabemos, o concreto armado é o sistema estrutural mais utilizado no Brasil e ele consiste em dois elementos principais: o concreto e a armadura de aço.
A armadura de aço é responsável por combater os esforços de tração nas peças estruturais e ela deve ser montada e amarrada antes de se realizar a concretagem.
O processo de montagem das armaduras pode ser separado em 3 etapas.
São elas: corte, dobra e amarração.
O processo de corte consiste em verificar o tamanho do vergalhão em projeto e cortá-lo.
A dobra é o passo em que o vergalhão receberá a forma prevista para compor a armadura.
Por fim, a amarração é a etapa em que se finaliza a montagem da armadura, dando a sua forma final e fixando (comumente com arame) os vergalhões que já foram cortados e dobrados.
A fim de aumentar a produtividade durante a montagem das armaduras, no mercado já existem máquinas capazes de fazer uma amarração simples.
A amarração feita por esse equipamento consiste apenas em passar o arame em uma direção. Um nó simples, mas que pode ser reforçado ao ser repetido o processo.
Porém, existem várias maneiras de realizar a amarração dos vergalhões além do nó simples.
Nesse artigo vamos conferir 03 formas de se amarrar a armaduras de vergalhões.
O primeiro tipo de nó consiste em passar o arame atrás da barra traseira, em seguida passar a frente da barra frontal de forma paralela e por fim atrás da barra traseira novamente.
O nó é exemplificado abaixo. Essa forma possibilita reajustar o posicionamento das barras, já que o nó permite certa movimentação.
Essa metodologia é muito similar a forma anterior, porém, em vez de passar o arame de forma paralela a barra frontal, o arame será passado de forma cruzada.
Dessa forma, o nó fica mais firme, dificultando a movimentação das barras.
Esse tipo de nó é o mais firme entre os três e uma variação do anterior.
Para executá-lo, basta dar uma volta apenas na barra traseira antes de passar cruzando a barra frontal.
Vimos então que não existe apenas uma forma de se fixar as barras de uma armadura com arame.
À medida que o nó se torna mais complexo, também será mais firme, então deve-se avaliar a necessidade ou não de usá-los.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Até um próximo tema.
Você considera os esforços de torção de peças de concreto armado nos seus projetos? Não? Então veja aqui as 05 principais observações segundo a NBR 6118!
O uso da madeira na construção civil já data de milénios. Esse sistema construtivo, porém, possui vantagens e desvantagens, dá uma olhada e saiba mais!
Quando devo usar vigas elevadas, rebaixadas e invertidas? Se você se deparou com alguma dessas situações no seu projeto, você precisa ler esse artigo!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum