Vantagens e desvantagens do uso de pressurizadores
Muitas vezes o sistema hidráulico apresenta falhas de pressão. O uso de pressurizadores pode ajudar a resolver esse problema!
Felipe & Carlos // 18 de janeiro de 2021 // 19:12
Nos sistemas hidráulicos, é muito comum prever a necessidade de uma bomba hidráulica para garantir o fornecimento.
Em algumas situações a pressão da rede proveniente da concessionária não têm capacidade suficiente para que ocorra o fluxo de água de forma natural para os reservatórios.
Porém, em alguns casos pode ocorrer o fenômeno de cavitação em bombas de recalque que prejudicam o sistema.
Veremos um pouco mais sobre esse fenômeno, segue a leitura!
Para que um sistema de bombeamento funcione corretamente, o mesmo deve ser montado de forma que a bomba trabalhe afogada, ou seja, no interior da bomba deve conter apenas água.
Caso tenha a presença de gases no interior da bomba hidráulica, ocorrerá o fenômeno de cavitação.
O fenômeno de cavitação consiste na compressão e expansão brusca dos gases no interior da bomba, criando várias explosões que desgastam o equipamento.
Mas como esses gases surgem no interior da bomba? Para esse acontecimento existem várias possibilidades.
A primeira forma se dá através do trabalho excessivo da bomba que não é convertido em velocidade e transforma o líquido em vapor.
A segunda causa para o fenômeno é a turbulência ao longo da tubulação. Regiões com grande perda de carga e alto fluxo cria vórtices e diferenças de pressão que desgastam o equipamento.
Outra possibilidade é o isolamento defeituoso do sistema que não suporta a diferença de pressão e gera uma sucção.
Para evitar problemas, é necessário dimensionar o sistema de modo adequado. Definindo as corretas dimensões e capacidades dos equipamentos para suportar a condição de trabalho.
Também é necessário fazer uma correta instalação dos componentes para garantir a estanqueidade do sistema e manter a bomba hidráulica sempre preenchida de líquidos enquanto em funcionamento.
Vimos então que o fenômeno de cavitação é o desgaste dos
equipamentos ocorridos por variações de pressão e presença de gases, originados
por dimensões incorretas, velocidades excessivas ou sistema ineficiente.
Problemas como esse devem ser antecipados pelos projetistas e responsáveis técnicos para que seja garantida a vida útil dos equipamentos e da rede como um todo.
E se você deseja se aprofundar mais em temas de engenharia, recomendo que dê uma olhada no nosso treinamento ABC do engenheiro. Tem muito conteúdo bacana para você que está iniciando a sua carreira na construção civil.
Gostou do artigo? Então compartilha com os amigos!
Muitas vezes o sistema hidráulico apresenta falhas de pressão. O uso de pressurizadores pode ajudar a resolver esse problema!
Antes de iniciar o seu projeto, é importante saber sobre os tipos de sistemas de distribuição hidráulica predial. Nesse artigo vamos falar mais sobre isso!
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum