05 dicas valiosas para construir lajes treliçadas!
Você que trabalha na construção civil com certeza já utilizou lajes treliçadas nos seus projetos e obras, não é mesmo? Então esse artigo é para você!
Pedro & Carlos // 26 de fevereiro de 2021 // 10:23
Em uma estrutura de concreto armado, o material mais impactante no custo final é o aço.
Dessa forma, otimizar um projeto estrutural se baseia principalmente em manipular as quantidades de aço utilizadas nos elementos estruturais.
Nesse artigo falaremos um pouco sobre os principais pontos que devemos nos atentar para entender como reduzir o aço no projeto estrutural.
Um projeto estrutural pode ser dividido em várias etapas. Podem ser citados como principais o lançamento, dimensionamento, verificações e detalhamento.
O primeiro ponto que temos que analisar talvez seja o principal, o lançamento da estrutura.
Uma boa concepção estrutural pode ser a diferença entre uma estrutura segura e otimizada e uma estrutura cara e pouco segura.
É importante notar que, ao realizar o lançamento, devemos tentar ao máximo evitar grandes vãos e situações que causem excentricidade nas peças estruturais, gerando assim uma grande quantidade de cargas e esforços.
O tipo de carga que mais influencia na armadura é o momento fletor.
Dito isso, o engenheiro precisa seguir dois nortes principais: as normas e o projeto arquitetônico.
O momento fletor nas vigas é muito influenciado pelo comprimento do vão. Reduzir o vão da viga controla o momento e, por consequência, o consumo de aço. Já para os pilares, o que influencia são as condições de apoio e as excentricidades.
Porém, o projeto arquitetônico, por muitas vezes, não facilita a vida do engenheiro, tornando o lançamento inflexível acabando por gerar situação desfavoráveis.
Além disso, visto que as cargas nas estruturas são, principalmente, peso próprio e sobrecarga definida em norma, modificar esses valores não é uma opção muito viável.
Já que também devemos seguir as normas, as cargas não podem ser modificadas, então nos sobram duas opções principais: modificar as condições de apoio e modificar as seções dos elementos.
As condições de apoio se referem à ligação entre vigas e vigas e entre vigas e pilares, se esta será engastada, semi-engastada ou rotulada.
Reduzir o engaste, ou até mesmo rotulá-lo, impacta no momento incidente no pilar, elemento predominante na determinação do aço.
Para modificar as condições de apoio no pilar é necessário avaliar outros impactos. As vigas terão maiores deformações e consumo de aço na região tracionada.
A outra opção é aumentar a seção transversal dos elementos, aumentando assim o seu momento de inércia e atribuindo uma parcela mais da carga para o concreto.
Essa opção gera um consumo maior de concreto, porém reduz o consumo de aço, o qual tem um peso maior no orçamento.
Devemos nos atentar, porém, que quanto maior a seção das peças, maior o seu peso próprio e consequentemente maior o esforço na peça.
Por isso, tudo é questão de dosar os efeitos positivos e negativos de cada decisão tomada, buscando o equilíbrio ideal para otimização da estrutura.
Além da economia, algo a ser atentado num projeto estrutural são as condições de execução, não adianta reduzir custo de material e complicar o projeto ao ponto de elevar os custos de mão de obra.
A assertividade nesse tipo de decisão vem com a experiência na produção de projetos e acompanhamento de obras, só assim conseguimos entender as maneiras certas de como reduzir o aço no projeto estrutural.
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Grande abraço!
Você que trabalha na construção civil com certeza já utilizou lajes treliçadas nos seus projetos e obras, não é mesmo? Então esse artigo é para você!
Molhar a laje é essencial para garantir uma boa qualidade do nosso concreto. Porém, essa prática muitas vezes é deixada de lado. Dá uma olhada no artigo!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum