Uso da laterita no concreto: Será que vale a pena?
Muitos tipos de agregados podem ser usados no concreto, um dele é a laterita. Mas será que o uso da laterita no concreto vale a pena?
Hugo & Carlos // 28 de fevereiro de 2020 // 17:31
Você sabe o que muda com a atualização da NBR 6120?
Esse artigo visa mostrar as mudanças nessa norma que recebeu uma nova versão em 2019.
Continua lendo!
A NBR 6120 é a norma que rege a aplicação dos carregamentos de estruturas e, como todas as normas, deve passar por atualizações.
Essa norma, originada em 1980 (com uma correção no ano de 2000), recebeu uma nova versão no ano de 2019. Mas quais são as principais mudanças?
A versão anterior da norma fornecia poucos detalhes, uma relação de pesos específicos para materiais de construção e armazenagem, valores mínimos a serem adotados para sobrecarga em diversos tipos de ambiente, e uma tabela para realizar redução de sobrecargas.
A nova versão detalha os elementos que já existiam na versão antiga e adiciona mais informações, seu conteúdo chegando a ser 10 vezes maior.
Inicialmente, percebe-se que, por ter mais conteúdo a expor, a norma passa a ter uma melhor organização, contendo uma padronização de simbologias e expressões utilizadas ao longo de texto, a exemplo de ações, cargas, edificação e edifício.
As tabelas que já existiam foram ampliadas e seus valores sofreram poucas alterações.
As sobrecargas, além de terem seus valores estabelecidos, passam a ter observações que devem ser verificadas ao serem utilizadas, por exemplo, algumas sobrecargas são proibidas de se realizar a redução dos seus valores.
Outro item adicionado à norma é o emprego de forças horizontais variáveis em estruturas como guarda-corpos e parapeitos.
Também é explicado como proceder em relação às ações de construção, veículos e helipontos.
A redução de cargas passa a ser mais bem explicada com a inclusão de exemplos
como o da figura a seguir.
A imagem acima segue a indicação da tabela 19, exibindo a aplicação do coeficiente de redução αn em cada piso, mostrando, nesse exemplo específico, que a mudança de forma reinicia a aplicação do coeficiente como se fosse outro tipo de uso.
A norma ainda contém um anexo dedicado a falar sobre pontes rolantes (estrutura esquematizada na figura abaixo), abordando a adição de forças horizontais, atuação conjunta de mais de uma ponte rolante e verificação à fadiga do equipamento.
No mais, recomendamos que, caso você trabalhe com projetos estruturais, leia a norma completa! E se tiver dúvidas, já sabe, é só deixar seu comentário.
Muitos tipos de agregados podem ser usados no concreto, um dele é a laterita. Mas será que o uso da laterita no concreto vale a pena?
No processo de produção e montagem de peças de concreto armado é necessário amarrar armaduras de forma que garantam a segurança, dá uma olhada no artigo!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de Engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum
This Post Has One Comment
Pingback: Como evitar erros nas cargas das estruturas? - Neo Ipsum