Principais características da concretagem submersa
A concretagem submersa é uma técnica de concretagem bastante complicada. Nesse artigo abordamos suas principais características!
Pedro & Carlos // 13 de setembro de 2021 // 19:39
Às vezes, nós lançamos uma estrutura e ocorre a seguinte situação:
O pilar apresenta carga negativa!
Calma, antes de se desesperar dá uma lida nesse artigo.
Na engenharia e na física é comum a existência de convenções relacionadas ao sentido e sinal de elementos vetoriais, sendo usual utilizar o sinal positivo para a situação mais ordinária ou repetitiva.
No caso de estruturas, é comum adotarmos as cargas axiais de compressão como sendo positivas, tendo em vista que são mais presentes dentro dos esforços da edificação.
Então, quando falamos em carga axial negativa no pilar, significa que, de acordo com a disposição da estrutura, em vez da compressão, o pilar está sendo tracionado.
As duas causas mais comuns para o surgimento do efeito de pilar tracionado são as cargas de vento em estrutura altas e o efeito alavanca gerado pela proximidade entre dois pilares.
Algo previsto em norma e que se deve estar atento é que o mais comum a se fazer na execução é dividir a armadura por pavimentos e uni-las através do traspasse, garantindo assim a ancoragem dos elementos.
Se o pilar está tracionado, porém, ele estará funcionando como um tirante. Nesse caso, dependendo da magnitude das cargas, esse traspasse pode não ser o suficiente para fixar a armadura tracionada.
O item 9.5.2 da NBR 6118 trata sobre esse assunto, então pode ser mais adequado que na montagem da armadura do pilar sejam utilizadas barras contínuas para prevenir essa separação entre pavimentos.
Viu como o tipo de carga influencia nas considerações de cálculo?
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A concretagem submersa é uma técnica de concretagem bastante complicada. Nesse artigo abordamos suas principais características!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum