Vantagens e desvantagens do sistema Drywall
Você sabe quais são as vantagens e desvantagens do sistema drywall? Nesse artigo abordaremos as suas definições e os motivos para utilizá-lo!
Enrico Bertanha// 05 de outubro de 2021 // 07:57
Um material resistente e que apresenta ótimo custo-benefício, independente da forma como é empregada. Esta é a chapa perfurada, que como o nome sugere, apresenta perfurações, no caso furos simétricos. A primeiro momento pode não parecer, mas é capaz de atender uma infinidade de aplicações em diversos segmentos.
É um produto extremamente versátil, que pode ser utilizado em projetos de vários setores, incluindo a indústria, agricultura, construção, arquitetura, design, decoração, entre outros.
Nas próximas linhas, você vai entender mais sobre o assunto, acompanhe!
Basicamente, é uma chapa de metal que recebe o estampo de furos conforme desenhados em sua ferramenta (molde), podendo ter o mesmo diâmetro e distância entre cada, ou não.
Para isso é utilizada uma prensa de alta capacidade técnica e precisão que estampa os furos na chapa. O tamanho e o formato das perfurações variam de acordo com a necessidade, de modo a se adequar àquela especificação e projeto.
Geralmente é feita de aço, mas pode ser produzida com outros materiais, a exemplo do alumínio, latão, ACM e zinco.
Os desenhos de chapas perfuradas referem-se ao formato do furo. São eles:
O maior deles é a versatilidade, visto as várias possibilidades de aplicação e segmentos atendidos. Além disso, é possível ressaltar os seguintes benefícios:
Aço, aço carbono, inox, alumínio entre outros materiais que servem de matéria-prima para as chapas perfuradas, alinhadas ao processo de fabricação moderno, garante um produto resistente e de elevada durabilidade. Mesmo em condições de calor ou pressão.
Chapas perfuradas são adaptáveis aos mais diferentes usos, isso porque apresentam tamanhos, dimensões, espessuras, diâmetros e desenhos de perfurações diferentes. Sendo em 99% dos casos feitas sob medida.
Tudo isso permite uma maior facilidade de adaptação ao projeto ou necessidade em questão.
Trata-se de um material, que apesar dos furos, apresenta grande resistência mecânica e química.
Mesmo em condições climáticas adversas, o material adequado pode garantir a proteção necessária, podendo ser empregado em diversas situações, sendo na execução de mezaninos ou pisos suspensos, oferecendo proteção contra quedas e derrapagens, ou ainda na indústria, como filtragem de agentes químicos ou classificação granulométrica.
Nota-se que independente da aplicação, o material oferece maior proteção, além de permitir a adequação a rígidos padrões de segurança, como medidas de prevenção contra acidentes ou ruídos.
As chapas perfuradas podem vir prontas para a instalação. Um cliente pode, por exemplo, solicitar um modelo com medidas ideais para o seu projeto, sem a necessidade de preparação ou corte posterior. Basta instalar na região que ele precisa.
Apesar do tamanho, as chapas são leves quando comparadas às chapas maciças e outros produtos similares, devido a perfuração que ela sofre e elimina parte do material original, o que facilita também o manuseio e transporte e barateia o frete.
O formato padronizado pode reduzir o tempo de fabricação e entrega, já as medidas e espessuras variadas e personalizadas não. Dessa forma, desde o pedido a finalização do projeto, todo o processo de compra, produção e instalação pode ser otimizado conforme necessidade.
A fácil adaptação, a otimização de prazos, a adequação ao projeto, e a durabilidade entre outros benefícios fazem da chapa perfurada um produto que proporciona um excelente custo-benefício.
Trata-se de um produto que exige baixa manutenção, apresenta fácil instalação em relação a outros materiais semelhantes, não precisa fazer novos furos ou grandes adaptações. Dependendo do projeto, basta instalar.
Conheças as principais aplicações da chapa perfurada:
· Construção civil: muito usada na fabricação de mezaninos, escadas, pisos suspensos, fachadas metálicas, etc.
· Design de interiores: é comumente aplicada em interiores como triagem de privacidade, elementos decorativos, caixas de iluminação, divisórias, biombos. Já em exteriores, funciona como brises e fachadas.
· Tetos e paredes de segurança: o sistema de teto e parede de segurança garante um ambiente seguro e saudável, proporcionando também um barreira que absorve o som, resistente às condições climáticas.
· Eletrodomésticos: aparelhos comerciais e industriais usam chapas perfuradas em tambores, ventiladores, secadores, centrífugas, máquinas de lavar, etc.
· Equipamentos agrícolas: chapas perfuradas são empregadas em classificadores e secadores de grãos, telas, sistemas de aeração e moagem.
· Filtragem: as chapas perfuradas são usadas para dar suporte aos meios de filtragem, visto suas características físicas e resistência.
· Setor automotivo: o setor automotivo utiliza as chapas perfuradas em componentes silenciosos, filtros, carburadores, grades de proteção e gaiolas.
Além deles, o material é usado na agricultura, indústria de alimentos, mineração, indústria naval, indústria açucareira, de álcool, papel, celulose, na petroquímica, metalurgia, eletroeletrônica, revestimentos acústicos, entre outras aplicações.
O primeiro passo é entender qual é sua real necessidade, a partir daí é possível determinar as especificações, como dimensões, espessura, desenho do furo, distância entre eles e diâmetro dos furos.
Feito isso, vamos à escolha do material para o tipo de aplicação. Determinados materiais são mais indicados por sua resistência física, outros pela resistência à abrasão, por isso é importante ter o entendimento da demanda em questão.
Você pode encontrar chapas perfuradas em revendedoras de materiais de construção, lojas especializadas em esquadrias, chapas expandidas, chapas de aço, entre outros produtos galvanizados.
No entanto, o ideal é buscar a chapa diretamente no fabricante, que vai oferecer as melhores opções, diferentes medidas e materiais, de modo a se adequar perfeitamente ao projeto.
O fornecedor deve atender às normas da ABNT para a produção das chapas. Atualmente, os tamanhos nominais das aberturas da tela, da chapa metálica, bem como da lâmina eletroformada e a margem de perfuração são definidas pela norma NBRNM-ISO565, porém é possível fabricar conforme a necessidade do projeto e sem seguir normas.
Além dela, a NBR NM-ISO 565 estabelece as dimensões nominais das aberturas de tela, os tipos de chapa metálica perfurada e lâmina eletroformada.
É importante que o fornecedor atenda essas especificações, além de oferecer um produto de qualidade, mais de um material de chapa e mais de um tipo de perfuração. Dessa forma, é possível adquirir o modelo ideal, mesmo que você precise de mais de um tipo de furo ou tamanho da chapa.
Leve em consideração também os prazos oferecidos para a fabricação, disponibilidade de entrega, qualidade e a garantia oferecida. Resumindo, ela deve entregar aos clientes todos os benefícios que a chapa perfurada dispõe.
Sobre o Autor
Enrico Bertanha é Sócio Fundador da BEPEX. Empresa que há mais de 10 anos distribui chapas perfuradas e expandidas direto da fábrica para todo o país.
Você sabe quais são as vantagens e desvantagens do sistema drywall? Nesse artigo abordaremos as suas definições e os motivos para utilizá-lo!
Os madeirites são placas de madeira utilizadas para a construção de fôrmas dos elementos estruturais. Veja os 05 principais tipos de madeirite.
Cada material e tem as suas vantagens e desvantagens. Nesse artigo veremos as diferenças entre o bloco de concreto e o bloco cerâmico.
É importante entender quais sãos os tipos de áreas da edificação para que seu projeto seja aprovado na prefeitura e nesse artigo você verá mais sobre isso!
Você sabe o que muda com o Decreto 9.451/2018? Construtores, incorporadores e projetistas devem estar bem informados sobre ele!
Enrico é Sócio Fundador da BEPEX. Empresa que há mais de 10 anos distribui chapas perfuradas e expandidas direto da fábrica para todo o país.