10 principais softwares da construção civil e suas aplicações
No mercado da construção, é necessário o uso de diversas ferramentas para gestão e análise. Veja nesse artigo os principais softwares da construção civil!
Hugo & Lucas// 07 de fevereiro de 2021 // 09:55
A engenharia civil é uma das áreas do conhecimento mais amplas, entretanto, durante a graduação não é mostrado todo o potencial dessa engenharia. De forma geral, as faculdades focam na produção de projetos de diferentes tipos, mas a engenharia civil se estende muito além de projetos.
Hoje vamos falar um pouco sobre as 10 principais áreas de atuação na engenharia civil. Vamos lá?
Os projetos prediais são aqueles necessários para a execução de uma edificação por completo, podemos citar como exemplo: Projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico, arquitetônico, orçamentos, entre outros.
É nessa área que grande parte dos profissionais se encontram, muitas vezes tornando-se uma área saturada devido a uma estagnação nas obras de engenharia em momentos de crise.
Assim como na área de projetos, o gerenciamento de obras é uma parte da área de atuação de engenheiros(as) civis que possuem muitos adeptos.
Como o próprio nome já deixa claro, consiste em gerenciar as obras em todos os aspectos, comandar e supervisionar trabalhadores, verificar materiais, seguir um cronograma da obra, entre outras funções.
É um papel indispensável em todas as obras de engenharia.
A manutenção predial é uma área que muitas vezes é deixada de lado no Brasil, de forma geral ela consiste em serviços de manutenção das edificações com o objetivo de prolongar o tempo de vida útil da edificação, evitar e solucionar problemas, e muitas vezes definir responsabilidades de alguns profissionais.
Recentemente, vem sendo cada vez mais necessário profissionais nessa área, justamente por estarem surgindo muitas manifestações patológicas nas edificações.
Essa área está muito atrelada à área da Engenharia Diagnóstica, que atua justamente na identificação das causas dessas patologias.
Essa é uma área da construção civil muito abrangente, principalmente para obras de maior porte, que exigem um melhor entendimento das propriedades físicas e mecânicas do solo.
Pode atuar no controle de taludes, barragens de terra, abertura de túneis, estudos de solo para fundações, estabilização de solo e etc.
Na prática, mesmo obras de pequeno porte necessitam de análises de solo, e a preocupação com esse fator vem aumentando, devido à grande quantidade de problemas relacionados ao recalque de fundações que vem ocorrendo em diversas obras.
Muitas pessoas esquecem que esse é um nicho da construção civil. Consiste no projeto, planejamento, execução e manutenção de rodovias, pontes, e infraestrutura das cidades de forma geral.
É uma área que vem tendo um alta nos últimos anos e extremamente lucrativa. Um problema dessa área é que muitas vezes os profissionais ficam reféns de obras governamentais, que requerem licitações e processos burocráticos complicados.
Os profissionais da engenharia que atuam nessa área, na maioria dos casos, trabalham para empresas de grande porte e concessionárias, pois envolvem grandes obras de infraestrutura.
Essa área, apesar de limitada em termos de vagas, vem se mostrando como bastante promissora no médio e longo prazo aqui no Brasil, graças, principalmente, ao marco legal do saneamento, que permitira a entrada de capital privado para o desenvolvimento de obras em todo o território nacional.
É um campo que vem se tornando cada vez mais comum na atuação dos engenheiros no Brasil, apesar de ser um trabalho feito informalmente por outros profissionais.
Consiste em avaliar as condições de um imóvel ou terreno para propor uma faixa de preço justa a ser cobrado. Em muitos casos os engenheiros trabalham em conjunto com as imobiliárias.
Porém, a maior parte dos serviços nessa área é proveniente de instituições financiadoras de imóveis, como a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que necessitam desses serviços para definir o valor dos imóveis a serem financiados.
A perícia é um nicho de atuação que interessa a muitos profissionais, de forma geral podemos dividir essa área em duas, a perícia judicial e a extra judicial.
A perícia judicial é aquela feita a pedido de algum setor judicial, geralmente a mando de um juiz, ela pode ser feita com diferentes objetivos, os mais comuns são: Verificação de patologias, interferências de uma edificação nos outros imóveis da região, buscar o responsável por algum problema na edificação.
Essa pericia é feita para que o juiz possa julgar o caso de acordo com conhecimentos técnicos passado pelo engenheiro.
Já a perícia extra judicial, em sua maioria das vezes, é feita para resguardar uma empresa de construção de futuros problemas, ou seja, antes de iniciar uma obra na região, engenheiros(as) civis fazem perícias nos imóveis vizinhos para que, caso seja necessário, possa haver uma base dos problemas nas edificações vizinhas antes e depois das obras, podendo assim verificar se a obra realizada teve algum impacto negativo nas edificações vizinhas.
Uma área já conhecida por muitos. Os profissionais que atuam na pesquisa e desenvolvimento da engenharia civil em sua maioria seguem carreira acadêmica.
Essa é uma das áreas de maior importância da engenharia civil, pois é ela quem encontra novas soluções, formam novos profissionais, buscam por erros nos métodos atuais, desenvolvem novas tecnologias e etc.
Essa é uma área que vem crescendo aos poucos no Brasil, muito por causa de uma grande quantidade de mão de obra desqualificada.
Essa área de atuação dos engenheiros(as) civis, remete a fornecer treinamentos a equipes de mão de obra.
Além disso, é possível fornecer outros tipos de treinamentos e cursos, como o de softwares específicos ou composição de custo em obras. Um mercado em anda em alta é o de treinamentos e cursos sobre softwares BIM.
Na Neo Ipsum, além de trabalhar com projetos, nós também fornecemos treinamentos em engenharia e BIM, dá uma olhada nos nossos cursos!
Para buscar um sucesso em sua carreteira, independentemente de sua formação, é preciso entender onde é possível atuar, ou o que se pode fazer em determinada profissão ou com determinado curso.
Na engenharia civil não é diferente, essas 10 áreas de atuação da engenharia civil são alguns dos principais, mas ainda existem outros, o que mostra como a engenharia civil é uma área extremamente ampla.
E se você gostou do artigo e deseja se aprofundar mais em temas de engenharia, recomendo que dê uma olhada no nosso treinamento ABC do engenheiro. Tem muito conteúdo bacana para você que está iniciando a sua carreira na construção civil.
Grande abraço!
No mercado da construção, é necessário o uso de diversas ferramentas para gestão e análise. Veja nesse artigo os principais softwares da construção civil!
A tecnologia vem inovando muito a todas as áreas da industria. Nesse artigo falaremos sobre impressão 3D na construção civil!
Errar em um projeto de engenharia civil pode lhe custar muito caro! Veja nesse artigo 04 dicas valiosas de como evitar erros em projetos
Elas são o foco de muitas histórias e mistérios e a engenharia por trás das pirâmides do Egito é um desses mistérios. Clica aí para saber um pouco mais!
As ilhas artificiais podem ser consideradas grandes obras de engenharia, e trazem muitos desafios. Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre isso, se liga!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum