Será que podemos executar lajes treliçadas em balanço?
Uma pratica comum no mercado é o uso de Lajes treliçadas em balanço em situações de marquises e varandas. Mas será que devemos adotar essa solução?
Pedro & Lucas // 04 de março de 2022 // 12:24
O concreto armado é um material extremamente utilizado nas obras ao redor do mundo, pois os dois principais materiais envolvidos (concreto e aço) possuem características que suprem as carências do outro.
Enquanto o concreto é um ótimo material para resistir a esforços de compressão, e péssimo para resistir esforços de tração, o aço é ótimo para resistir a esforços de tração. Formando o par perfeito.
Sabemos também que os esforços sempre atuam de forma diferente de acordo com os apoios e tipos de reações que acontecem.
Hoje vamos falar um pouco sobre armaduras principais no concreto armado, as armaduras positivas e armaduras negativas, você sabe do que se trata?
Bom, esses tipos de armaduras estão relacionados principalmente às vigas e lajes. Para entendê-las é essencial ter uma noção do que é um diagrama de momento fletor.
De forma simplificada esse diagrama vai disponibilizar alguns dados para o dimensionamento de vigas, informando as principais áreas onde acontecem os esforços de tração, que estão ligados com os momentos existentes na estrutura.
Como já foi dito, o aço trabalha resistindo aos esforços de tração nas estruturas. Os diagramas de momento fletor podem mostrar resultados que apresentam momentos positivos, ou momentos negativos.
Os momentos positivos ocasionam uma aproximação nas fibras do concreto na face superior e um esticamento das fibras na face inferior da estrutura, ou seja, na parte superior ocorrem esforços de compressão e na parte inferior esforços de tração.
Por isso a armadura principal é colocada na parte de “baixo” da estrutura, geralmente vigas ou lajes, caracterizando uma armadura positiva.
Os momentos negativos ocasionam uma aproximação nas fibras do concreto na face inferior da estrutura e um esticamento das fibras na face superior da estrutura, ou seja, na parte inferior ocorrem esforços de compressão e na parte superior esforços de tração.
Por isso a armadura principal é colocada na parte de “cima” da estrutura, geralmente vigas ou lajes, caracterizando uma armadura negativa.
O tipo de armadura utilizada vai depender do tipo de esforço que atua na estrutura.
Em pontos de momento negativo, utiliza-se armaduras negativas e em pontos de momento positivo, utiliza-se armaduras positivas.
Em outras palavras:
Armaduras positivas: São aquelas que atuam suportando os momentos positivos. As armaduras se posicionam na parte inferior da viga.
Armaduras negativas: São aquelas que atuam suportando os momentos negativos. As armaduras se posicionam na parte superior da viga.
As armaduras positivas são utilizadas em todas as vigas, isso porque sempre existem os momentos positivos, em vigas biapoiadas, onde só existe praticamente momentos positivos, as armaduras negativas são mínimas.
Já as armaduras negativas são utilizadas principalmente em vigas continuas e em balanço, pois esses tipos de estruturas geram grandes momentos negativos.
Falamos muito sobre as armaduras positivas e negativas em armaduras passivas, entretanto essa nomenclatura é a mesma em armaduras ativas, ou seja, o tipo de armadura não importa, mas sim o posicionamento delas.
Para cada tipo de posicionamento das armaduras, um tipo de esforço será suportado e isso irá caracterizar a nomenclatura de cada armadura.
É interessante lembrar que tanto as armaduras positivas quanto negativas atuam de forma muito semelhantes, ambas buscam suportar os esforços de tração, a forma de calcular e dimensionar as armaduras são iguais, a única diferença entre elas é o seu posicionamento na estrutura.
Existem ainda vários outros tipos de armaduras. Você pode aprender um pouco mais sobre elas nesse artigo!
E se você deseja se aprofundar mais em temas de engenharia, recomendo que dê uma olhada no nosso treinamento ABC do engenheiro. Tem muito conteúdo bacana para você que está iniciando a sua carreira na construção civil.
Uma pratica comum no mercado é o uso de Lajes treliçadas em balanço em situações de marquises e varandas. Mas será que devemos adotar essa solução?
Um dos pontos mais importantes para se atentar nos nossos projetos são as flechas em vigas e lajes. Nesse artigo falaremos como evitá-las!
Como evitar erros nas cargas das estruturas? Este artigo irá tratar das principais cargas presentes nas estruturas, de acordo com a ABNT NBR 6120:2019.
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum