O perigo dos redutores de consumo de energia
Já ouviu falar nos redutores de consumo de energia elétrica? São dispositivos que prometem diminuir sua conta, porém podem te trazer riscos
Pedro & Lucas // 02 de janeiro de 2023 // 10:59
Hoje no mundo inteiro existe uma busca para promover e usar fontes de energia limpa e renovável. Uma que vem ganhando bastante destaque em ambientes residenciais é a energia fotovoltaica, ou como é popularmente conhecida, a energia solar.
A procura por essa fonte de energia (solar) cresce todos os anos no Brasil e com isso algumas dúvidas aparecem.
Hoje, a equipe NEO IPSUM vem elucidar alguns dos pontos de maiores dúvidas dos sistemas de energia solar, vamos lá?
Os sistemas de energia solar funcionam captando a energia emanada pelo sol e convertendo em energia elétrica. Depois que a energia é convertida, temos duas possibilidades: Armazenar a energia ou usar a energia.
Para armazenar a energia é preciso o uso de uma bateria que suporte a carga de energia gerada durando o funcionamento da placa.
Depois que a energia é armazenada, a bateria funciona como a fonte de energia da unidade consumidora, no caso a residência. Nesse caso, a edificação não precisa estar ligada a redes concessionárias de energia, uma vez que consome a energia proveniente da bateria e isso promove uma maior liberdade e autonomia ao consumidor, deixando-o totalmente livre das concessionárias.
Esse sistema é conhecido como OFF GRID. Ele possui um custo inicial mais alto devido a aquisição das baterias de alta capacidade de armazenamento de energia, além disso, caso a energia da bateria se esgote a unidade consumidora fica sem abastecimento de energia elétrica.
Para amenizar esses problemas, muitas vezes as edificações que optam pelo sistema off grid utilizam um back-up de geração elétrica por geradores à diesel.
O sistema ON GRID é o mais utilizado na atualidade, pois os custos iniciais são menores, não é necessário reservar um espaço para baterias e proporciona a mesma quantidade de energia que o sistema off grid.
No sistema on grid a unidade consumidora usa a energia disponibilizada pelas placas para suprir sua demanda energética e o excedente é vendido para a concessionaria de energia da região, o que gera um saldo positivo do consumidor.
Quando as placas não estão gerando energia, por exemplo, durante a noite ou dias sem sol, a edificação consome a energia da rede de distribuição de forma convencional e o valor que seria pago pelo consumo dessa energia é abatido no saldo positivo gerado pelas placas.
A contabilização da quantidade de energia “vendida” para a concessionaria e a quantidade consumida em períodos de baixa incidência solar geralmente é feita através de um medidor de energia bidirecional.
As principais vantagens do uso de energia solar em residências é a valorização imediata do imóvel e a redução dos valores de conta de energia.
Quando as placas produzem mais energia do que é consumida pela edificação, é possível transferir esse “crédito” para uma outra unidade vinculada ao CPF do proprietário.
Quando falamos sobre o sistema de energia solar, uma dúvida frequente é “É preciso mudar alguma coisa no sistema elétrico interno da casa?”.
A resposta é NÃO, o sistema de energia solar não vai mudar a disposição dos circuitos ou cargas dos equipamentos, ela vai ser apenas uma fonte de energia diferente da convencional.
Para instalar as placas de energia solar em uma residência é preciso ter em mente o consumo médio de energia esperado. Com isso basta seguir o seguinte passo a passo:
1. Solicitação da conexão do sistema de energia solar;
2. Envio do projeto solar para a análise da concessionaria;
3. Vistoria de um técnico especializado;
4. Relatório técnico da situação e regularização do sistema;
5. Vistoria da concessionaria;
6. Autorização e instalação do medidor bidirecional.
Os sistemas de energia solar são uma ótima solução principalmente para regiões com alta incidência solar, como no caso da maioria das regiões do Brasil.
Aproveita e dá uma olhada nesse vídeo do nosso canal para entender um pouco mais sobre como o uso de painéis solares impactam no projeto elétrico da obra.
Até a próxima!
Já ouviu falar nos redutores de consumo de energia elétrica? São dispositivos que prometem diminuir sua conta, porém podem te trazer riscos
Quer saber como fazer a previsão de cargas de iluminação de acordo com a NBR 5410? Então clica aqui que esse artigo foi feito para você!
Você sabia que contratar um projeto luminotecnico pode trazer grandes benefícios para o seu imóvel? Dá uma olhadinha no artigo para entender melhor!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum