Dimensionamento de disjuntores DR para residências
O dimensionamento de disjuntores DR para residências é essencial para garantir a segurança de uso de equipamentos elétricos domésticos. Dá uma olhada!
Pedro & Lucas // 25 de junho de 2024 // 20:44
A conta de energia representa uma grande fatia dos custos de uma casa, muitas vezes é a conta mais alta da residência. Com a pandemia e a tendencia de passar mais tempo em casa, tanto para momentos de lazer, quanto para momentos de trabalho, o consumo de energia aumenta naturalmente.
Para tentar diminuir o valor da conta de energia muitas estratégias são divulgadas na internet, algumas que realmente funcionam, outras que apenas propagam desinformação.
Hoje, a equipe NEO IPSUM se uniu para explicar como funciona o cálculo do consumo de energia dos aparelhos, e quais os equipamentos que mais consomem energia dentro de casa, vamos lá?
Na verdade, esse é um cálculo bem simples, mas que acaba confundindo algumas pessoas. Para fazer esse cálculo é preciso de 3 informações, que são:
1. Potência do aparelho;
2. Dias de uso por mês;
3. Horas de uso por dia (uma média mensal).
Com essas três informações, basta multiplicar a potência do aparelho, os dias de uso por mês e a quantidade de horas de uso por dia. Divide-se o resultado dessa multiplicação por mil e temos a quantidade de KWh consumida em um mês.
Assim podemos verificar quais os equipamentos domésticos que mais consomem energia.
Aqui precisamos esclarecer que elencamos os 5 equipamentos mais comuns nas casas brasileiras, claro que em situações especificas alguns equipamentos podem subir ou descer nessa lista devida à quantidade de dias usados por mês, e das horas de uso por dia.
Dito isso, vamos direto a lista:
De forma isolada, e com algumas considerações, essa é a ordem genérica dos equipamentos que mais consomem energia durante o mês. Em muitos casos a parcela de energia devido ao uso de ar-condicionado e chuveiro elétrico podem ser bem maiores devido ao maior número de aparelhos.
Geralmente se tem mais de um ar-condicionado e mais de um chuveiro elétrico por residência, por isso esses dois equipamentos são considerados os que mais oneram a conta de energia em termos práticos.
Hoje em dia temos algumas formas de minimizar os gastos desses equipamentos, falando dos chuveiros, atualmente temos outras formas mais econômicas de aquecer a água. Para mais informações veja o texto sobre “Soluções de aquecimento de água em residências” .
Outra forma de economizar na conta de energia, mesmo mantendo ou até aumentando o consumo mensal é a instalação do sistema de energia solar, para mais informações preparamos um texto “Sistemas de energia solar, principais pontos”.
É sempre bom lembrar que cada residência possui um perfil de consumo de energia que pode alterar os valores calculados, como o tempo de uso de cada aparelho e até mesmo o horário do dia em que se tem o pico de consumo elétrico, por isso, para informações mais precisas e tomadas de decisões consulte sempre um profissional capacitado da área, ele vai poder entender o seu caso em particular.
E aí? Agora você consegue entender quais os equipamentos que mais consomem energia e como diminuir seu consumo de energia mensal? Deixa aqui nos comentários quais desses aparelhos você tem em casa!
Para entender como diminuir as despesas de casa, ter um lar mais aconchegante e ficar por dentro das principais novidades e tendencias da construção civil continue acompanhando a NEO IPSUM em nossas redes sociais.
E você, quer aprender mais sobre engenharia civil? Então adquira o curso ABC do engenheiro e aprenda tudo que você precisa para iniciar a sua carreira como engenheiro civil!
Até um próximo tema!
O dimensionamento de disjuntores DR para residências é essencial para garantir a segurança de uso de equipamentos elétricos domésticos. Dá uma olhada!
Este artigo pretende mostrar o dimensionamento do número mínimo de tomadas de uso geral, de acordo com a ABNT NBR 5410:2004 Instalações elétricas de baixa tensão.
Se você está se perguntando quais são os tipos de eletrodutos e qual você deve usar no seu projeto, esse artigo foi feito para você!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum