Bloco de concreto X bloco de cerâmica
Cada material e tem as suas vantagens e desvantagens. Nesse artigo veremos as diferenças entre o bloco de concreto e o bloco cerâmico.
Hugo & Lucas// 12 de agosto de 2024 // 12:36
O mercado imobiliário é gigantesco e sempre figura como um dos maiores do Brasil e do mundo, mas, além de uma boa forma de investimento, a construção da casa própria é um dos principais sonhos das pessoas.
Embora não se tenha dúvida sobre o senho e sua realização, é comum ver situações em que as pessoas não sabem por onde começar a construir ou qual o passo a passo a ser realizado.
Hoje, a equipe da NEO IPSUM preparou esse tema para esclarecer e ajudar na realização do sonho da casa própria!
Como forma de facilitar o entendimento, bolamos um passo a passo em ordem cronológica dos principais passos e cuidados mais comuns durante o processo de construção do imóvel. Vamos lá?!
Para que uma edificação seja construída é preciso de um local adequado, então o primeiro passo a ser tomado é a compra e avaliação do terreno.
De forma geral, existem 3 pontos para se estar atento:
· Características topográficas;
· Posição do terreno;
· Entorno e vizinhança.
Esses três pontos estão diretamente ligados ao custo final da obra.
As características topográficas do terreno definem o volume das movimentações de terra que serão necessárias, os famosos corte e aterro. Em terrenos com grandes desníveis, o valor dessas movimentações de terra chega na faixa de 40/50 mil reais.
A posição do terreno dentro da quadra tem influência direta no quanto do terreno poderá ser utilizado, geralmente os terrenos de esquina possuem uma área menor de construção devido aos recuos exigidos por norma, mas valorizam bastante a casa pela presença de duas fachadas e mais áreas aberturas e ventilação natural.
Já os terrenos de gaveta proporcionam um maior aproveitamento do terreno, por ter recuos com valores menores, mas perdem em áreas de aberturas e ventilação natural.
É essencial conhecer o entorno e vizinhança para compreender os benefícios e problemas da região em que o terreno se localiza.
Nesse tópico é valido lembrar que cada cidade possui o seu próprio código de obras, isso significa que os projetos que são demandados e suas características variam de acordo com a região de construção, isto posto, podemos dividir os projetos em 2 segmentos principais, os projetos de arquitetura e os de engenharia.
Os projetos arquitetônicos são aqueles que irão definir a forma da edificação, quantidade e tipo dos cômodos, fachadas, acabamentos etc.
É essencial ter uma relação aberta e positiva com a equipe que produz o projeto arquitetônico para que a casa finalizada fique da forma idealizada pelo proprietário e seguindo todas as normas da região.
Os projetos de engenharia são complementares ao projeto arquitetônico, mas são eles que proporcionam a real realização do projeto desenvolvido, otimizando soluções, minimizando custos e tornando toda a casa segura e confortável.
Os três principais projetos de engenharia para uma edificação são o estrutural, o hidrossanitário e o elétrico.
Muitas vezes se dá muita importância ao projeto estrutural e tratam de forma negligente os projetos hidrossanitário e elétrico, o que acaba sendo refletido em más condições de uso dos cômodos e da edificação como um todo.
Alguns problemas frequentes relacionados com a negligência desses projetos são:
· Baixa pressão de água nas torneiras e chuveiros;
· Problemas com entupimentos;
· Mal cheiro;
· Infiltrações;
· Queda de disjuntor;
Além desses problemas, a falta ou negligência desses projetos comprometem a execução da obra por falta de compatibilização, descobrindo alguns problemas já na obra o que acaba gerando custos imprevistos e aumentando o custo final da obra.
Atualmente, existem várias alternativas para otimizar e resolver esses problemas de compatibilização dos projetos, o mais falado e com maiores benefícios são os projetos desenvolvidos em BIM, modalidade na qual a NEO IPSUM é especialista e referência no mercado.
Possivelmente um dos temas que geram mais interesse e dúvidas na construção de uma casa e realização de um sonho.
O orçamento de uma construção vai depender de vários fatores, como tipo da construção, material utilizado, tempo de obra, imprevistos, etc.
Fato é que quanto mais completo os projetos e quanto menos incertezas e erros eles possuem, mais preciso será o orçamento final. Claro que imprevistos acontecem, principalmente em grandes construções, mas eles podem ser minimizados com uma boa gestão de projetos e de obra.
Outro ponto bastante relevante no custo final de uma obra é a expertise do profissional responsável, ou seja, de forma geral, quanto maior o conhecimento das técnicas e experiencia de mercado possui o profissional, maior a habilidade de enxugar custos, diminuir desperdícios e otimizar a mão de obra.
Aqui, algumas metodologias de projetos e gerenciamento de obras se destacam e novamente o BIM aparece como um dos principais aliados, junto com profissionais capacitados que proporcionam uma otimização desses processos.
O último ponto são as documentações necessárias. Aqui existe muita confusão e burocracia, mas é necessário começar da forma correta para que não ocorra nenhum problema, atraso ou multa decorrente da falta de documentação.
Outra vez salientamos que cada região possui um código de obras, e para cada código de obras diferentes documentos podem ser exigidos. Mas de forma geral os mais comuns são:
· Escritura do terreno;
· Projetos;
· Termo de responsabilidade técnica dos projetistas;
· Alvará de construção (Antes do início da obra);
· Habite-se (após a obra ser finalizada)
Esses foram os principais passos levantados pela equipe NEO IPSUM para dar início a realização do sonho da casa própria, evitar problemas e otimizar resultados durante a obra.
Caso você tenha interesse em um acompanhamento profissional durante o processo de construção da sua casa própria, entre em contato conosco, basta clicar aqui que você será direcionado para o nosso Whatsapp!
E se você quer acompanhar mais conteúdos sobre construção e engenharia, se inscreva no nosso canal do Youtube.
Grande abraço e até o próximo artigo.
Cada material e tem as suas vantagens e desvantagens. Nesse artigo veremos as diferenças entre o bloco de concreto e o bloco cerâmico.
Você já se perguntou qual é a Influência da forma da planta no custo da edificação? Nesse artigo veremos os conceitos que regem esse estudo.
Será que posso construir em cima da minha casa? Nesse artigo você verá as 03 principais situações que devem ser consideradas!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum