Sistemas de energia solar: Veja os principais pontos
Os sistemas de energia solar vêm trazendo diversos benefícios aos seus usuários nos últimos tempos. Entenda um pouco mais como eles funcionam!
Pedro // 16 de julho de 2019 // 10:31
Você saberia dizer quais são os principais tipos de disjuntores e suas aplicações práticas? Caso não saiba, continua lendo!
Uma instalação elétrica de qualidade em um imóvel, certamente é um item essencial para o conforto do morador.
Contudo, nem todo mundo sabe que é ainda mais importante quando o assunto é segurança.
Um dos incêndios mais conhecidos e trágicos na história do Brasil, do Edifício Joelma, 1974, São Paulo, teve como causa um curto circuito em um ar condicionado.
Recentemente, o incêndio que destruiu o Museu Nacional, em Setembro de 2018, no Rio de Janeiro, e acabou com grande parte de um acervo histórico de valor inestimável, também teve como sua causa uma instalação inadequada para ligação de ar-condicionado.
A perícia confirmou que o circuito não apresentava aterramento nem disjuntor individualizado, como é previsto em norma.
Diante de tantos casos que poderiam ser evitados, temos um fato muito alarmante: de acordo com CREA, no Rio de Janeiro, 90% dos incêndios são causados por problemas elétricos!
Um dos pontos críticos de uma instalação elétrica segura é o dimensionamento e uso correto dos disjuntores.
Estes são dispositivos eletromecânicos, que têm função de proteção dos equipamentos e usuários contra curto-circuito, sobrecargas e choques elétricos. Os principais disjuntores usados no mercado são:
O tipo mais comum. Eles protegem a instalação contra sobrecarga e curtos-circuitos, evitando incêndios por aquecimento excessivo. São instalados nas fases.
Protegem pessoas e animais contra choques elétricos. São instalados nas fases e no neutro.
Este tipo de disjuntor é bastante negligenciado em instalações, pois costuma “disparar” frequentemente quando a instalação foi mal executada.
A “solução” que muitos “profissionais” encontram é retirá-lo do quadro, o que pode causar eletrocussão dos usuários.
São destinados a proteger equipamentos elétricos contra picos grandes de tensão, comumente causados por descargas atmosféricas.
Estes dispositivos são ligados em todas as fases e neutro, e levam as tensões que ultrapassam o limite de segurança para o aterramento da instalação.
E você? Já teve (ou está tendo) algum problema com a instalação elétrica da sua casa? Descreva a sua situação, talvez possamos ajudar!
Os sistemas de energia solar vêm trazendo diversos benefícios aos seus usuários nos últimos tempos. Entenda um pouco mais como eles funcionam!
Será que o fio neutro dá choque? Entenda como funciona a fiação de uma instalação elétrica e quais são os tipos de fios.
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum