Quero construir minha casa, por onde começar?
Quero construir minha casa e não sei por onde começar. Se você está se perguntando isso, esse artigo foi feito para você!
Felipe & Lucas // 29 de maio de 2020 // 15:51
Já viu algum telhado verde por aí?
A busca por soluções sustentáveis que diminuem o consumo energético das edificações é incansável e muitas tecnologias novas surgem por causa disso.
E, atrelado a isso, o aumento da densidade demográfica nas cidades acarreta numa valorização exacerbada do m² das edificações.
Esse fator faz com que as pessoas busquem aproveitar mais os espaços e, com isso, acabam eliminando qualquer vestígio de vegetação nos imóveis.
Gerando assim, um distanciamento do ser humano com a natureza.
Mas, às vezes, tecnologias antigas são apenas reinventadas e adaptadas à nova realidade da humanidade.
Hoje vamos entender um pouco mais sobre uma técnica bastante antiga que vem ganhando espaço mundo afora, os telhados verdes ou telhados ecológicos.
Continua lendo!
Os primeiros relatos do uso dos telhados verdes datam do século VI a.c. na Babilônia, onde foram amplamente utilizados em seus famosos jardins suspensos.
Obra essa que é considerada uma das 7 maravilhas do mundo antigo.
Há algum tempo essa ideia tão antiga vem encantando os projetistas por unir a sustentabilidade com a utilidade.
Mas não só isso, eles proporcionam uma maior valorização do imóvel, aproveitando melhor sua área, sendo uma ótima solução paisagística.
No entanto, algumas dúvidas surgem: como é feito o telhado verde? De que forma posso aproveitá-lo? Quais suas principais vantagens? Como sua manutenção é feita?
Bem vamos por partes.
O telhado ecológico pode ser feito de diversas formas.
Em sua maioria, é pensado desde o início do projeto para que o peso extra entre no cálculo estrutural.
Entretanto, algumas empresas já disponibilizam reformas com módulos desse tipo de telhado, mas para isso, um estudo estrutural é feito para entender se a edificação suporta a implantação.
Vamos nos focar um pouco na situação mais usual, que são os telhados ecológicos construídos sobre lajes impermeabilizadas e sendo previstas desde o início da obra.
Nesse caso o telhado é feito em camadas, ilustradas a seguir:
A primeira camada é a laje, essa deve ser reforçada para receber todas as outras camadas.
A segunda camada é uma impermeabilizante, geralmente é usada a manta asfáltica.
Essa camada deve ser muito bem executada, se possível por uma empresa especializada com finalidade de evitar problemas futuros com infiltrações.
A terceira camada é uma manta ou uma barreira contra as raízes das vegetações para que essas não danifiquem a membrana impermeável (Manta asfáltica) que é mais um cuidado contra infiltrações.
A quarta camada é um sistema de drenagem para que a água possa fluir de forma fácil, geralmente essa camada é feita com argila expandida ou britas de granulometria alta.
A quinta camada é um tecido permeável que tem como função principal a separação entre a terra e a camada de drenagem, isso para que ela não preencha os espaços vazios presentes na camada de drenagem e acabe dificultando a passagem da água.
A sexta camada é a terra que deve ser preparada para cada tipo de vegetação em específico e pode ter várias espessuras dependendo do porte da vegetação.
Por último, a sétima camada, a camada mais superficial, que é a própria vegetação.
No geral a grama é muito utilizada, mas o tipo de vegetação depende apenas do projeto.
O telhado verde pode trazer vários benefícios e ser usado de diferentes formas, todas dependem de como o projetista o concebe.
No geral é muito usado como um espaço de leitura e recreação e/ou como hortas podendo cultivar inúmeros tipos de plantas, ou pode ser usado apenas como cobertura mesmo.
Mas quais são as vantagens e desvantagens do telhado verde? Vamos ver isso agora!
· Seu custo é elevado em comparação a telhados mais usuais.
· A mão de obra é de difícil acesso no atual mercado brasileiro.
A manutenção é bastante simples e barata, se comparado com telhados convencionais que precisam ser limpos e trocados de tempos em tempos.
O telhado verde precisa apenas ter cuidados como a poda da vegetação e irrigação, para isso é importante, que durante a etapa de projeto, seja pensada uma forma de permitir fácil acesso, pois esses cuidados são constantes.
Os telhados verdes ou telhados ecológicos vêm se tornando cada vez mais baratos e melhorando, o aproveitamento do espaço que antes não era utilizado.
E não é só isso, geralmente eles agradam muito os usuários e se adequa a uma tendência das pessoas de se integrar com a natureza.
É uma ótima solução para tornar nossas construções cada vez mais humanizadas e nos aproximar um pouco mais da natureza.
E se gostou do artigo, se inscreva no nosso canal do youtube, tem muito conteúdo bacana para complementar seus conhecimentos!
Grande abraço e até a próxima!
Quero construir minha casa e não sei por onde começar. Se você está se perguntando isso, esse artigo foi feito para você!
A engenharia de materiais vem se desenvolvendo e criando materiais inovadores que beneficiam e outras áreas, como a construção civil. Saca só!
Uma dúvida muito comum que temos durante a obra é se podemos rebocar uma parede sem chapisco. Clica aí para entender melhor!
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum