4 motivos para contratar um projeto hidrossanitário
Dos projetos complementares, o projeto elétrico e o hidrossanitário são, os mais escanteados. Veja os 4 motivos para contratar um projeto hidrossanitário.
Felipe // 05 de maio de 2020 // 17:12
Deixa eu te perguntar uma coisa…
Você já sentiu um mal cheiro vindo do seu banheiro mesmo não o tendo usado há algum tempo?
Caso isso tenha acontecido com você, é muito provável que esteja com problemas no sistema de ventilação da tubulação de esgoto do seu banheiro!
Problemas no sistema de ventilação podem ser a causa de odores indesejados em banheiros e podem te incomodar, ou pior, incomodar o seu cliente quando não são identificados na etapa de projeto.
Então que tal falarmos um pouco sobre 04 cuidados importantes que você deve tomar no projeto de ventilação sanitária?
Se liga!
Muita gente não se atenta a isso, mas a tubulação de ventilação (ou coluna de ventilação) deve se estender até 30cm acima da cobertura ou telhado e deve possuir abertura para permitir a passagem de ar.
Mas não é só isso! Para evitar a obstrução dos tubos de ventilação com a entrada de folhas e insetos, ou até com a entrada de água de chuva, recomenda-se o uso de um dispositivo chamado “terminal de ventilação”.
O terminal de ventilação é um dispositivo que serve como uma “peneira” que impede a entrada de qualquer coisa maior que alguns milímetros.
Outra opção, menos recomendada, para mitigar as chances de entupimento é o uso de um “tê” na extremidade da tubulação, conforme a imagem acima (lado direito).
Outra característica a ser levada em consideração em tubulações de ventilação de esgoto é o uso da alça de ventilação.
Essa alça deve ser feita no caso de a coluna de ventilação partir de um pavimento inferior, como podemos observar na figura abaixo:
A alça de ventilação deve subir no mínimo 15 cm acima do nível do piso.
Sua função é garantir que, em caso de entupimento da rede, a água da descarga não acabe passando para a coluna de ventilação.
Uma vez que o ponto onde a alça se conecta a coluna é mais alto que o nível do vaso sanitário.
Uma questão costuma ser um erro comum nos projetos envolvendo sistemas de ventilação de esgoto: o local onde se deve ser iniciar a tubulação.
A desconexão do entre o sistema sanitário e o sistema de ventilação deve ser iniciada sempre a partir da tubulação de esgoto secundário que se conecta ao esgoto primário.
Nesse local a ventilação pode dar vazão tanto aos gases oriundos do vaso sanitário quanto do restante da rede de esgoto.
É importante, para evitar que o esgoto invada o sistema de ventilação, que a conexão entre a ventilação e o ramal de esgoto secundário seja feita na parte superior da tubulação.
Aliado aos pontos anteriores, utilizar inclinação no sistema de ventilação elimina de vez a chance de entrada de qualquer material provindo do sistema sanitário.
Mas cuidado para não colocar a inclinação da forma errada!
Lembre-se que a inclinação, diferente do sistema sanitário, deve ser ascendente, facilitando o percurso dos gases e dificultando o percurso pra qualquer outra coisa!
Você tinha noção desses cuidados com o sistema de ventilação?
Acha que alguma dica importante ficou de fora? Conta pra gente nos comentários.
Ah! E se você está pensando em construir e quer economizar nas tubulações da sua obra com segurança e conforto, peça um orçamento gratuito conosco! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Até o próximo artigo!
Dos projetos complementares, o projeto elétrico e o hidrossanitário são, os mais escanteados. Veja os 4 motivos para contratar um projeto hidrossanitário.
Antes de iniciar o seu projeto, é importante saber sobre os tipos de sistemas de distribuição hidráulica predial. Nesse artigo vamos falar mais sobre isso!
Está precisando projetar as instalações hidráulicas em alvenaria estrutural? Nesse artigo vamos tratar sobre o assunto, então clica aí!
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum