Áreas da edificação: Quais são e o que significam?
É importante entender quais sãos os tipos de áreas da edificação para que seu projeto seja aprovado na prefeitura e nesse artigo você verá mais sobre isso!
Wanderson & Carlos // 26 de junho de 2020 // 13:44
A engenharia de matérias é uma coisa incrível! Todos os dias surgem novos materiais que facilitam a vida das pessoas em diversas áreas.
E na construção civil não é diferente.
Cada vez mais materiais são desenvolvidos para desempenhar funções específicas ou potencializar determinadas caraterísticas de algum produto que utilizamos na obra.
Porém, existem aqueles materiais utilizados há décadas ou séculos, que até hoje possuem ampla utilidade. Um desses materiais é a cal.
Vamos aprender um pouquinho sobre os 4 principais usos da cal na construção civil!
Esse produto é o resultado da cal que não sofreu a hidratação.
Há um tempo, o processo de hidratação era realizado no próprio ambiente da obra e, por causar uma reação exotérmica intensa, comprometia a segurança dos operários.
Por esse motivo, ele entrou em desuso.
Esse tipo é obtido a partir da reação entre hidróxido de cálcio e água.
Por ser mais seguro, tornou-se mais comum nos dias atuais e podemos encontrá-los em três níveis de pureza: CH-1, CH-2 e CH-3.
Compreendendo os tipos existentes de cal, vamos ver agora qual a sua serventia no mercado da construção.
Dentre os seus usos, podemos destacar 04 principais.
O Brasil é um país que possui uma grande diversidade mineralógica, porém, algumas regiões são desprovidas do minerais mais utilizados para compor o agregado graúdo do concreto (granito, gnaisse e seixo rolado).
Por outro lado, muitas dessa regiões apresentam grandes jazidas de calcário, que cumprem o papel do agregado. Mas, para tal, é necessário que ele seja processado para que ele se torne inerte.
Existem duas práticas construtivas que usufruem da cal na composição de argamassas.
A primeira é a argamassa mista, que é uma argamassa comum com a adição da cal à mistura. Adicionar cal a mistura confere maior plasticidade e retenção de água.
Isso significa maior trabalhabilidade e aderência, e menor retração da massa, mas a resistência mecânica não será elevada.
O uso da cal não é obrigatório para essa argamassa, a preferência varia de acordo com as regiões, também existem aditivos comercializados que conseguem oferecer as mesmas características descritas.
O outro tipo de argamassa é a argamassa de cal aérea, utilizada em ambientes internos. Possui baixa resistência mecânica, porém confere maior resistência ao fogo para as estruturas e alvenarias de vedação.
Outro uso comum da cal é na estabilização química do solo.
Ao misturá-la com o solo e posteriormente realizar a compactação, o solo resultante será menos expansivo e mais resistente, artifício bastante utilizado na construção de estradas, por exemplo.
Por fim, outro uso bastante comum da cal é a pintura.
Por ser um componente branco de boa aderência, é utilizada como pintura provisória, não dá um aspecto estético de alta qualidade, mas protege as superfícies e serve como base para pinturas de melhor qualidade.
E aí? Conhecia os 4 principais usos da cal na construção civil?
Convenhamos que é um produto bastante versátil, concorda?
E se você está iniciando a sua carreira na construção civil e ainda não sente segurança, da uma olhada nesse treinamento que elaboramos para você!
Grande abraço!
É importante entender quais sãos os tipos de áreas da edificação para que seu projeto seja aprovado na prefeitura e nesse artigo você verá mais sobre isso!
Antes de começar qualquer obra é necessário realizar um bom planejamento. Um dos principais pontos é dimensionar a mão de obra!
Devo colocar mais areia ou brita no concreto? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a função desses elementos no concreto!
Engenheiro civil
Bim Specialist
Coordenador de treinamentos na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum