11 Erros em instalações hidráulicas mais comuns
Todo projeto e sistema apresenta a possibilidade de erros. Nesse artigo falaremos sobre os principais erros em instalações hidráulicas!
Felipe & Carlos // 01 de julho de 2020 // 19:19
Sempre que se executa um novo empreendimento, há a etapa de instalações hidráulicas, cuja metodologia inclui abrir rasgos na alvenaria (quando utilizando sistema de vedação por alvenaria) para embutir trechos da tubulação e, após posicioná-la, realizar o chumbamento na parede.
Em ambientes que se espera um contato frequente do ambiente com água, deve-se realizar a impermeabilização do ambiente para garantir sua integridade durando o período de vida útil da construção.
Visto que a execução de tais atividades requerem muito cuidado, é possível que haja imperfeições dessas instalações por falta de atenção, defeito do material ou qualquer outra situação.
Para detectar as imperfeições das tubulações, foi idealizado um procedimento simples, mas que pode evitar retrabalho e problemas a curto prazo.
O teste de estanqueidade consiste simplesmente em preencher o local com certa quantidade de água, esperar um tempo entre 48 e 72 horas, e realizar uma inspeção visual.
No caso de ambientes impermeabilizados, o ambiente é preenchido com uma lâmina de água e, ao fim do teste, basta verificar se o nível se manteve constante.
Já para as instalações hidráulicas, a tubulação é preenchida completamente antes de realizar o chumbamento da mesma na parede, ao fim do período de espera, basta verificar se houve vazamentos.
Utiliza-se um pressurizador para gerar uma pressão adicional na tubulação.
Realizar esse procedimento é uma forma barata de verificar possíveis vazamentos e infiltrações durante a própria etapa de construção.
No caso de tubulações de gás, o teste é feito de uma uma forma um pouco diferente.
Com o sistema todo instalado, é feito o seu enchimento e o acompanhamento do nível de pressão apontado por medidores chamados de manômetros.
Caso seja identificado que a pressão está diminuindo mesmo com o sistema completamente fechado, é necessário que o teste seja refeito em todos os trechos do sistema.
Caso seja um vazamento pequeno, é possível consertá-lo utilizando resina, se for mais severo, é preciso fazer uma análise mais detalhada, podendo, inclusive, ser necessário realizar modificações no projeto.
Realizar esse procedimento pode não ser atrativo à primeira vista , já que necessita de um tempo considerável com as atividades interrompidas.
Porém, a possibilidade de seguir com um defeito de construção pode trazer grandes prejuízos em um futuro próximo.
Portanto, sempre realize o teste e siga as boas práticas de construção para evitar dores de cabeça futuras.
E se você está buscando evitar problemas na sua obra e economizar em tubulações, clica aqui ou no banner aí em baixo que logo logo entraremos em contato você e tentaremos resolver o seu problema!
Grande abraço.
Todo projeto e sistema apresenta a possibilidade de erros. Nesse artigo falaremos sobre os principais erros em instalações hidráulicas!
Antes de iniciar o seu projeto, é importante saber sobre os tipos de sistemas de distribuição hidráulica predial. Nesse artigo vamos falar mais sobre isso!
Você já sentiu um mal cheiro vindo do seu banheiro mesmo não o tendo usado há algum tempo? Talvez o problema seja no projeto de ventilação sanitária.
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum