Madeira na construção: Vantagens e desvantagens
O uso da madeira na construção civil já data de milénios. Esse sistema construtivo, porém, possui vantagens e desvantagens, dá uma olhada e saiba mais!
Pedro & Carlos // 06 de junho de 2020 // 18:19
A NBR 6122, que aborda os detalhes de projeto e execução de fundações, recebeu uma nova versão no ano de 2019, a versão anterior datava de 1980 com uma correção feita no ano 2000.
A seguir vamos listar algumas das mudanças provocadas pela nova versão da norma.
Primeiramente, a norma indicava que se ocorressem mudanças na distribuição de cargas caso a fundação deformasse, seria necessário realizar análise da interação solo-estrutura.
A nova versão passou a definir mais claramente os casos em que essa análise se torna obrigatória, que são: carga variável significativa, estruturas com mais de 55 metros de altura e outros.
Sobre os efeitos do vento, antigamente, quando a carga de vento era a principal carga variável, a resistência das fundações poderia ser majorada em até 30%, esse valor foi alterado para 15%, com uma exigência extra de que o fator de segurança global seja de, no mínimo, 1,6.
Porém em alguns tipos de construção específicos, o valor antigo de 30% ainda é permitido.
Para os blocos de fundação, anteriormente, era determinado a partir de uma equação a necessidade de usar armadura, obtendo uma faixa de ângulo variável para o formato do bloco.
Na nova versão, esse ângulo foi fixado o valor mínimo de 60°, dispensando a equação mencionada.
A determinação da resistência de concreto para os tipos de fundação passou a ser mais rigoroso e exigir classes de resistência maiores do que era permitido antes.
Antes da concretagem, a inspeção visual que era realizada pelo projetista, passa a ser realizado por um profissional habilitado.
A atualização da NBR 6122 estabelece também, mais situações em que se torna necessário a execução de prova de carga, como por exemplo, quando o carregamento principal for carga horizontal ou esforços de tração.
As condições da estrutura para ocorrer a necessidade de monitoramento de recalque sofreram algumas modificações, passando a ser um pouco mais exigentes.
Nesses casos, passa a ser obrigatória a avaliação técnica do projeto.
Essa avaliação é realizada por profissional independente do projetista que é contratado pelo proprietário da obra ou seu representante.
A norma indica que devem ser avaliadas as premissas, os cálculos e os detalhamentos do projeto.
A atualização da NBR 6122 ainda modificou algumas orientações, como por exemplo, o consumo de cimento no concreto, recebimento de concreto, algumas orientações de segurança e etc.
Para mais detalhes das recomendações e adequar os projetos de fundação aos novos parâmetros, é indicado realizar a leitura da nova versão da norma.
E se você está iniciando a sua carreira na construção civil e ainda não sente segurança, da uma olhada nesse treinamento que elaboramos para você!
Grande abraço.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 2019. p. 120.
O uso da madeira na construção civil já data de milénios. Esse sistema construtivo, porém, possui vantagens e desvantagens, dá uma olhada e saiba mais!
Quer aprender como dimensionar vigas de concreto armado? Preparamos um passo-a-passo com as principais etapas do processo. Dá uma olhada!
As lajes de isopor são cada vez mais utilizadas nas obras. Nesse artigo veremos como funcionam e se são realmente seguras!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum