05 principais vantagens das lajes bubbledeck
Já conhecia as lajes bubbledeck? Elas podem otimizar bastante o processo de contrução. Dá uma olhada nas 05 principais vantagens delas!
Pedro & Carlos // 24 de julho de 2020 // 00:04
Em busca de maior eficiência, o ramo da engenharia sempre busca alternativas que possam ser mais econômicas, seguras ou que demostrem maior agilidade no processo construtivo.
No âmbito das estruturas, uma metodologia, dentre várias opções que surgiram ao longo do tempo, foi a dos elementos pré-moldados.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens das estruturas pré-moldadas de concreto.
Mas antes, vamos definir o que é uma estrutura pré-moldada…
A estrutura pré-moldada consiste na montagem na obra de elementos previamente fabricados, projetado de forma a suportar os carregamentos de determinado tipo de uso.
Tal modalidade é aplicada com frequência para empreendimentos como os galpões industriais, que priorizam a velocidade de construção.
No que se refere aos pré-moldados de concreto, seus projetos e execução são regidos pela norma NBR 9062:2017.
Vejamos agora quais são as vantagens e desvantagens das estruturas pré-moldadas de concreto:
No comércio, existem projetos padrões com resistência e aplicações bem definidas, sendo possível encontrar pilares, vigas, lajes e outros tipos de elementos com custo relativamente interessante.
Como tais estruturas são fabricadas antes de terem seu uso propriamente definido, as etapas de fôrma, concretagem, desforma e cura ocorrem dentro da fábrica, respeitando-se a normas vigentes, sendo necessário apenas a instalação das peças na construção desejada.
Esse é o principal atrativo dos pré-moldados, com a redução de tempo na construção, também são reduzidos os insumos gastos e a mão de obra na fase da superestrutura.
Mas, como nem tudo são flores, existem algumas complicações relacionadas ao método construtivo.
Primeiramente, esse recurso ainda não é disponível em todos os locais, a necessidade de transporte a longa distância pode inviabilizar o uso de pré-moldados.
Como as estruturas possuem uma concepção inicial bem definida, os projetos possuem personalização muito limitada.
Tal problema é mais acentuado em casa pré-moldadas, que além de possuir um layout específico, limitam muito futuras alterações.
Outro fato a ser observado é o investimento inicial.
Ao contrário de uma construção convencional, que fraciona o processo em várias etapas, a indústria dos pré-moldados transformou as estruturas em um produto praticamente pronto para uso, então, o gasto no início da obra se torna bem mais expressivo que outros métodos construtivos.
Concluindo, o uso de pré-moldados para a confecção de estruturas (sejam galpões, prédios ou até mesmo casas) podem conferir alta eficiência às construções, em se tratando de custos e prazo.
Porém deve-se avaliar a disponibilidade do recurso e as condições da obra antes de optar por ele.
Portanto, torna-se imprescindível o acompanhamento técnico de um profissional qualificado.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Grade abraço!
Já conhecia as lajes bubbledeck? Elas podem otimizar bastante o processo de contrução. Dá uma olhada nas 05 principais vantagens delas!
No processo de produção e montagem de peças de concreto armado é necessário amarrar armaduras de forma que garantam a segurança, dá uma olhada no artigo!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum