4D – BIM para planejamento de obras
O BIM é uma plataforma que trás benefícios em várias etapas de um empreendimento. Veja nesse artigo o uso do BIM para planejamento de obras
Hugo & Lucas// 31 de julho de 2020 // 09:00
O mercado da construção civil vem a cada dia se inovando e tentando sanar erros e problemas sistemáticos, e a tecnologia BIM é um exemplo disso.
O BIM busca integrar todas as áreas de projeto de uma edificação, e isso gera um grande volume de informações para ser gerenciado.
E é com isso em mente que surgiu o COBie.
Antes de falar sobre o COBie, vamos entender um pouco mais sobre um problema que acontece de forma sistemática no mercado da construção civil brasileiro.
Quando uma obra é concluída, uma série de documentos precisa ser entregue ao responsável pela edificação, documentos que relacionam os ativos e cuidados que se deve ter com a obra acabada.
Alguns exemplos são os memoriais descritivos, manuais de uso, operação e manutenção, peças usadas nos projetos hidrossanitários e elétricos, entre outros.
Um grande problema na entrega desses documentos é que, de forma geral, eles são feitos por diferentes partes e pessoas, e para cada tipo de documento um arquivo específico é feito.
Ao final, as informações passadas ao responsável pela edificação são desconexas e imprecisas, sendo de difícil entendimento e gerando muitas vezes pilhas de papeis que quase nunca são usados.
O COBie vem para tentar sanar ou amenizar esse problema.
COBie é um acrônimo para “Constructions operations building information Exchange” e, de forma bem superficial, pode-se compreender como uma compilação de planilhas e dados dos cômodos ou uma tabela unificada que contém todos os ativos de um edifício.
Ele trata sobre informações que são geradas durante o projeto e execução de uma edificação, e dados que precisam ser entregues posteriormente, como manuais de uso e manutenção, tabelas com os materiais usados em cada projeto (arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, elétrico, etc), documentos e certificados legais, e dados de diversas outras áreas.
De forma simplificada, as informações são inseridas por partes separadas do projeto, ou seja, cada parte disponibiliza as informações que são de sua alçada e que vão precisar estar disponíveis depois, e até aí nada de novo.
O “pulo do gato” é que, em vez de vários arquivos separados, as informações ficam em um arquivo único em que todas as partes do projeto têm acesso, indo a favor da tendência do mercado atual de trabalhos colaborativos e flexíveis.
O COBie ainda é compatível com o padrão IFC sendo possível importar dados de qualquer programa com metodologia BIM, integrando ainda mais as informações e fazendo isso de forma mais rápida e dinâmica.
Os principais softwares BIM do mercado, como o Revit e o Archicad possuem plugins que auxiliam na exportação das informações para o formato COBie.
Os principais objetivos são diminuir ou eliminar os custos com descrição de serviços, peças e informações no geral, além de proporcionar uma melhor qualidade e organização dessas informações, diminuindo os erros e problemas sistemáticos.
De forma geral define um padrão para troca e armazenamento das informações das edificações, isso sem se preocupar com a geometria e dimensões, as informações são passadas por meio de um conjunto de tabelas.
Ao final do processo aquele que será o responsável pela edificação recebe um arquivo digital único e que contém todas as informações compiladas e divididas por pastas, otimizando a visualização e entendimento do arquivo.
O mercado da construção civil brasileiro ainda trabalha de forma defasada e apresenta resistência à novas tecnologias e padrões internacionais.
O COBie é largamente utilizado em países como os EUA e Inglaterra e suas vantagens são claramente visíveis.
Portanto, cabe a nós espalhar um pouco de conhecimento sobre o assunto e esperamos que tenha ficado claro o que é COBie e como devemos utilizá-lo.
A Neo Ipsum busca sempre estar por dentro das inovações e tendências de mercado.
E você? Quer se tornar um protagonista no mercado BIM? Então dá uma olhada no curso Implemente BIM na sua empresa, torne-se um gestor de projetos e eleve a sua carreira!
O BIM é uma plataforma que trás benefícios em várias etapas de um empreendimento. Veja nesse artigo o uso do BIM para planejamento de obras
BIM e a Norma de Desempenho são temas que estão cada vez mais relevantes no mercado. Esse artigo tratará do uso do BIM na adequação à Norma de Desempenho.
O BIM pode ser dividido em camadas que representam etapas do ciclo de vida de uma edificação. Nesse artigo vamos falar mais sobre as dimensões do BIM!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum