Tipos de vícios construtivos e ao que devemos nos atentar
Existem dois tipos de vícios construtivos, os aparentes e os ocultos. Nesse artigo falaremos um pouco sobre eles e ao que você deve se atentar.
Wanderson & Carlos // 01 de agosto de 2020 // 12:28
O ramo da engenharia civil, possui muitas áreas possíveis de serem trabalhadas.
Dentro de cada área, ainda é possível oferecer vários serviços diferentes.
Um engenheiro ou arquiteto, por exemplo, pode ser contratado para exercer a função de administrador ou fiscal em uma obra específica.
Mas você sabe qual a diferença entre as duas atribuições?
O que um administrador de obras é contratado para fazer?
O administrador ou gestor é o responsável direto pela obra, o encarregado de transformar todos os projetos em algo real.
As funções do administrador são definir o cronograma de atividades, o pessoal contratado, a compra de materiais, o método de execução das atividades e etc.
Ele precisa visitar a obra frequentemente para avaliar o andamento dela e a qualidade de execução da mão de obra.
Visto que é muito fácil um administrador afirmar que está tudo bem com a obra, seguindo as normas e tal, é necessário que haja um profissional externo aquela obra que verifique se isso é verdade.
Essa é a função do fiscal de obras, procurar problemas na execução da construção, respaldado pelas normas pertinentes.
Não é competência do fiscal definir a qualidade da gestão ou do método construtivo, a menos que não esteja de acordo com as normas ou que esteja apresentando manifestações patológicas.
No instante que um fiscal é contratado, ele também passa a ter responsabilidade sobre alguns dos problemas que possam ocorrer com a construção.
Se ocorre algum problema na execução, o fiscal também é responsabilizado por permitir que aquele erro não necessitasse de correção.
Vimos então que administrar e fiscalizar uma obra são funções diferentes, na qual um gestor terá muito mais atribuições e responsabilidades.
O administrador é encarregado de realizar a construção, enquanto o fiscal busca garantir a qualidade da mesma.
E se você é engenheiro ou construtor e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Até um próximo tema!
Existem dois tipos de vícios construtivos, os aparentes e os ocultos. Nesse artigo falaremos um pouco sobre eles e ao que você deve se atentar.
O colapso da barragem de Brumadinho é considerado um dos maiores desastres ambientais da história. Veja nesse artigo quais foram os motivos do colapso.
Um dos grandes problemas da construção civil são as infiltrações. Nesse artigo você vai ver quais são as principais causas e como resolver.
Engenheiro civil
Bim Specialist
Coordenador de treinamentos na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum