Lajes de isopor: Será que são seguras?
As lajes de isopor são cada vez mais utilizadas nas obras. Nesse artigo veremos como funcionam e se são realmente seguras!
Pedro & Carlos // 04 de agosto de 2020 // 18:40
Devido a extensão do território brasileiro e sua grande variedade de matérias-primas, algumas regiões não possuem grandes reservas de materiais convencionais.
Uma situação semelhante ao uso de seixos rolados, outro material utilizado para substituir a brita granítica é a laterita, insumo comum na região norte e outros locais do país.
Mas será que com o uso da laterita, o concreto resultante apresentará as mesmas características do concreto feito com brita?
A laterita é um solo composto por hidróxidos de ferro e alumínio, formados a partir do processo de lixiviação.
É um tipo de solo usado em aquários, servindo como fonte de ferro para plantas.
Curiosidade: Laterita significa tijolo em latim, nome atribuído por lembrar a coloração do tijolo de barro.
Estudos apontam que o concreto laterítico consegue adquirir resistência aproximada a do concreto tradicional.
Mas a laterita apresenta resistência inferior em relação aos agregados mais utilizados — granito, calcário e seixo.
Utilizando o método de dosagem da ABCP, a dificuldade encontrada está relacionada à trabalhabilidade da massa, o que acarreta num maior consumo de cimento e a necessidade de aditivos, como por exemplo o metacaulim, para tornar a mistura mais plástica.
Mediante ensaios realizados em laboratório, conclui-se que, não havendo disponibilidade dos agregados mais comuns na região a um preço adequado, o uso de laterita se mostra eficiente economicamente falando.
Porém, quando se trata de grandes construções, a necessidade de aditivos pode inviabilizar a opção, sendo necessário avaliar cada situação para tomar decisões corretas e obter uma estrutura econômica, segura e durável.
É possível concluir, portanto, que o uso da laterita no concreto é possível e viável.
Porém, é necessário realizar um controle tecnológico específico do material empregado para que se garanta uma dosagem mais econômica.
Com isso, é possível obter uma melhor trabalhabilidade da mistura e verificar a resistência obtida com a mistura para definir se é adequada ao uso em construções.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Grande abraço.
As lajes de isopor são cada vez mais utilizadas nas obras. Nesse artigo veremos como funcionam e se são realmente seguras!
Você sabe quais são os principais tipos de fundações? Existem vários tipos e cada um se adequa a uma situação diferente. Abordaremos isso nesse artigo!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum