06 principais tipos de telhados:
veja quais são!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Hugo & Lucas// 04 de novembro de 2020 // 10:20


As edificações atuais buscam atender os clientes em todos os sentidos. Elas devem proporcionar conforto térmico e acústico, ambientes funcionais, materiais de baixo custo e bom desempenho, além da beleza da obra em si.

Um elemento importante que precisa atender a todos esses requisitos são as coberturas ou telhados.

Um telhado se projetado em harmonia com a edificação proporciona uma maior valorização e melhor estética.

Hoje vamos ver as principais composições de telhados, analisando suas vantagens e desvantagens, vamos lá? 

Quais são os principais tipos de telhados

No projeto de um telhado, fatores como geometria solar, incidência de chuvas e ventos, temperatura e variância térmica não podem ser deixados de lado, pelo contrário, esses fatores determinam muitas características do projeto.

Caso esses fatores não venham a ser analisados de forma correta é provável que o cliente venha a sofrer com alguns problemas, como excesso de barulho, pouca luminosidade, temperatura desagradável e até mesmo infiltrações.

Para cada região e proposta arquitetônica existe um tipo de telhado mais adequado, os 06 principais tipos de telhados são:

1. Telhado cerâmico

tipos de telhados - Cerâmico

No Brasil essa é a solução mais utilizada em edificações unifamiliares.

As telhas são feitas de barro o que proporciona um maior conforto térmico e acústico no interior, entretanto, por refletir maior parte da radiação solar, cria ilhas de calor, principalmente em grandes centros.

Existem vários tipos de telhas cerâmicas, cada tipo possuindo características diferentes, tanto em estética quanto em desempenho, sendo um fator importante a ser considerado na hora da compra.

Outra vantagem é o fato que esse tipo de telha tem mão de obra de fácil acesso e estar amplamente disponível no mercado brasileiro.

2. Telhado de vidro

tipos de telhados - vidro

Proporciona ótima iluminação natural, ideal para locais de socialização. Se trabalhados de forma correta podem ser um excelente recurso estético.

A inclinação para esse tipo de telhado pode ser pequena ou quase imperceptível, pois a água escorre com facilidade pelo vidro.

É um excelente isolante acústico  e estanque à água caso seus encaixes sejam bem executados de forma que evite sobras e brechas por onde possam entrar ondas sonoras, água ou outro tipo de material indesejado.

A forma do vidro em geral é sempre plana e a limpeza do telhado deve ser feita de forma constante para uma boa experiência.

Não são telhando comuns no Brasil, devido à grande incisão solar no nosso território e a falta de mão de obra qualificada.

3. Telhado de policarbonato

telhado de policarbonato

Esse tipo de cobertura tem como maior vantagem a possibilidade de aproveitar a iluminação natural.

É ideal para espaços abertos e de recreação, pode ser curvada diferente das telhas de vidro.

Precisam de pouca inclinação para escorrer a água de chuvas, entretanto tem como desvantagens o barulho intenso causado em períodos de chuvas e a elevada temperatura em dias quentes.

Em muitos casos torna-se impraticável a conversa ou permanência em locais com esse tipo de material.

4. Telhado ecológico ou verde

telhado verde

Cada vez mais vem se tornando uma tendência em grandes centros devido ao aproveitamento de áreas não-úteis na edificação além de promover um maior contato com a natureza.

Esse sistema promove uma maior umidade do ar nos locais implantados, além de tornar o clima mais agradável dentro da edificação por proporcionar um isolamento térmico e acústico bastante eficaz.

Os telhados verdes ainda evitam a formação de ilhas de calor, como no caso de telhas cerâmicas, devido a absorção do calor pela vegetação.

Seu custo é mais elevado que as opções citadas anteriormente e seu processo de instalação deve ser feito por pessoas com experiência e mão de obra especializada, para evitar problemas futuros, principalmente relacionados a infiltrações.

A vegetação deve ser cuidada com frequência, gerando custos de manutenção.

5. Telhado de fibrocimento

tipos de telhados - fibrocimento

Os telhados de fibrocimento já possuem tradição no Brasil, e recentemente vêm ganhando mais espaço graças ao aumento do uso de telhados embutidos nas concepções dos projetos.

Esse tipo de telhado apresenta facilidade na execução e é um sistema leva que não sobrecarrega de forma significativa a estrutura do imóvel.

Porém, não apresenta bom desempenho térmico e acústico.

6. Telhado de aluminínio

telhado de aluminio

A cada ano esse tipo de material vem sendo mais utilizado, é um material leve, barato e resistente às intempéries, propicia um razoável desempenho térmico e acústico, caso sejam aplicados associados a materiais isolantes.

Muitas vezes são utilizados em casas com platibandas altas para escondê-los, mas geralmente são mais utilizados amostra em espaços de usos menos nobres, como garagens. 

Considerações finais

Os tipos de telhados apresentam características diferentes e refletem diretamente os aspectos arquitetônicos da obra, tomar cuidado e fazer a escolha certa é um passo importante do planejamento.

Um telhado adequado pode diminuir o calor de um local ou amenizar o frio, ter em mente as características da região que vai ser aplicado é essencial, consulte seu projetista e faça sua melhor escolha.

Ah! E se você gostou desse artigo e quer consumir mais conteúdo nesse sentido, se inscreva no nosso canal no Youtube, lá tem vários vídeos bem interessantes para tirar suas principais dúvidas de engenharia!

Grande abraço.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit

E-book gratuito!

Quer aprender mais sobre BIM? Baixe agora mesmo nosso conteúdo de forma gratuita!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

E aprenda bastante com as nossas aulas!

Hugo Chaves

Hugo Chaves

Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum

Lucas

Lucas

Estudante de engenharia civil

Estagiário na Neo Ipsum

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Close Menu