O que são efeitos de 2ª ordem e como avaliá-los?
Consiserar os efeitos de 2ª ordem é de extrema importância para realizar um cálculo preciso do comportamento de uma estrutura. Clica aqui e entenda melhor!
Pedro & Carlos // 06 de outubro de 2020 // 10:10
O concreto armado é um material composto por dois elementos principais, o concreto simples e a armadura de aço.
Essa armadura apresenta elementos dispostos em diferentes posições, cada um responsável por combater um tipo de esforço diferente.
Um desses elementos são os estribos e nesse artigo vamos ver qual é a sua utilidade nas vigas e nos pilares.
Vamos lá!
A armadura de uma viga é composta principalmente de dois elementos, a armadura longitudinal e a armadura transversal.
A armadura longitudinal são as barras azuis e verdes da imagem acima, já a armadura transversal são as barras laranjas que as envolvem.
As barras longitudinais tem a função de resistir aos esforços de tração gerados pela flexão na viga, já os estribos são usados para combater os esforços de cisalhamento.
Como a carga da viga é aplicada perpendicularmente a direção da viga, a interação desses esforços com a reação dos apoios gera um esforço cortante, principalmente nas proximidades dos apoios.
Como uma região está comprimida e a outra está tracionada, entre elas se estabelece uma tensão de cisalhamento.
Sem a presença dos estribos, a deformação do concreto causada pela flexão criaria as rupturas acima.
Com o posicionamento dos estribos, a viga adquire a capacidade de resistir a esses esforços cisalhantes e tem sua deformação diminuída.
Como o esforço cortante é mais intenso próximo dos apoios, essas regiões são as que necessitam de um afastamento menor entre os estribos.
Em algumas situações, as vigas podem estar sujeitas a esforços de torção (apoiando escadas ou marquises), e os estribos contribuem no combate a esse esforço.
Quando passamos a olhar para os pilares, a situação já muda bastante, a aplicação da carga ocorre na direção do pilar.
Dessa forma, o esforço predominante nesse elemento estrutural é o de compressão.
O desenho acima mostra as formas como um pilar pode entrar em colapso.
Visto que o concreto possui boa resistência à compressão, a função do estribo passa a ser a de “segurar” as barras longitudinais.
Dessa forma, será evitado o fenômeno de flambagem no pilar. Isso ocorre porque o fenômeno de flambagem é proporcional a distância entre os apoios.
Os estribos funcionam como contenção lateral, o que reduz o comprimento de flambagem das barras longitudinais.
Outro fato importante é que a flambagem não ocorre com mais intensidade em regiões específicas, tornando o espaçamento dos estribos nos pilares sempre uniformes.
Foi possível compreender para que servem os estribos nas vigas e nos pilares?
Esse elemento é de extrema importância para garantir a integridade da estrutura e por isso devem ser bem dimensionados.
Os estribos também podem estar presentes em outros elementos estruturais como escadas e paredes de concreto.
Por isso devemos entender bem como esses elementos funcionam para que nossas edificações apresentem o melhor desempenho possível.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Até o próximo artigo!
Consiserar os efeitos de 2ª ordem é de extrema importância para realizar um cálculo preciso do comportamento de uma estrutura. Clica aqui e entenda melhor!
Anda tendo dificuldades em como ler um projeto estrutural? Nesse artigo vamos te mostrar os elementos principais do projeto e o que eles significam.
É importante respeitar todas as exigências das normas ao elaborar nossos projetos. E você? Sabe quas são as dimensões mínimas dos elementos estruturais?
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum