Lajes de isopor: Será que são seguras?
As lajes de isopor são cada vez mais utilizadas nas obras. Nesse artigo veremos como funcionam e se são realmente seguras!
Pedro & Carlos // 14 de dezembro de 2020 // 18:16
As armaduras de concreto armado são compostas principalmente por barras longitudinais e estribos.
Mas, algumas situações demandam que a armadura possua outros elementos, a exemplo disso tem-se os grampos, e as armaduras de suspensão.
Esses elementos são posicionados em locais estratégicos que precisam ser reforçados por algum motivo.
Então, a seguir falaremos um pouco mais sobre as 04 principais armaduras especiais e qual é a sua funcionalidade na estrutura, Se liga!
A armadura de suspensão é uma armadura especial de reforço estrutural utilizada quando ocorre, principalmente, a situação de uma viga que se apoia em outra.
A armadura de suspensão possui 3 objetivos:
1. Distribuir a carga concentrada ao longo do elemento estrutural;
2. Absorver a tensão de cisalhamento;
3. Absorver parte do momento torsor.
Este outro tipo de elemento é aplicado em estruturas como escadas e reservatórios.
É utilizado para combater o empuxo no vazio.
Esse fenômeno ocorre em regiões que podem ser tracionadas. Sem a presença desse tipo de armadura o concreto será tracionado nessas regiões.
Sabendo que a resistência a tração do concreto é muito baixa, ocorreriam fissuras ou problemas maiores.
O uso da armadura nó de cachorro evita esse problema.
Outra solução para o problema, inclusive mais utilizada em reservatórios, é a mísula, que cria um chanfro no encontro das paredes.
A armadura de pele, também conhecida como costela, são barras longitudinais posicionadas no interior da viga com a função de controlar a fissuração da mesma.
À medida que é aumentada a altura da seção da viga, a distância entre as armaduras positivas e negativas também aumenta.
Esse vão desprotegido se torna suscetível à fissuração, por isso que se usa a armadura de pele. Mas quando esse elemento de armadura é necessário?
A armadura de pele será necessária apenas quando a viga em questão possuir mais do que 60 cm de altura.
As barras utilizadas devem ser do tipo CA-50 ou CA-60 com área de aço mínima de 0,1% da área de concreto em cada lado da viga. Também deve ser respeitado um espaçamento máximo de 20 ou um terço da altura útil entre as barras.
As vigas precisam ter suas barras longitudinais ancoradas nos apoios, sendo assim é feita uma dobra comumente a 90°.
Em algumas situações, as dimensões do elemento estrutural não são suficientes para a barra dobrada proporcionar uma boa ancoragem da armadura.
Dessa forma, é usado o grampo, uma barra dobrada em U posicionada na horizontal e que envolve a armadura longitudinal dobrada.
As armaduras especiais são de extrema importância para combater esforços específicos nas peças de concreto armado.
Não se atentar a esses elementos durante a produção do projeto e a execução da obra pode trazer uma série de problemas estruturais.
E se você deseja se aprofundar mais em temas de engenharia, recomendo que dê uma olhada no nosso treinamento ABC do engenheiro. Tem muito conteúdo bacana para você que está iniciando a sua carreira na construção civil.
A´te o próximo artigo!
As lajes de isopor são cada vez mais utilizadas nas obras. Nesse artigo veremos como funcionam e se são realmente seguras!
Para atingir características necessárias para uma boa execução da obra, os aditivos do concreto são utilizados. Veja quais são os principais deles!
Você que trabalha na construção civil com certeza já utilizou lajes treliçadas nos seus projetos e obras, não é mesmo? Então esse artigo é para você!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum