Soluções de aquecimento de água em residências: Veja as principais!
Existem várias formas de realizar o aquecimento de água na sua residência. Veja quais são as principais soluções de aquecimento de água!
Wanderson // 08 de outubro de 2019 // 14:23
Você sabe quais são os tipos de materiais para tubulações?
Existe no mercado uma gama de materiais que podem ser utilizados em nossas instalações hidráulicas.
Cada umas delas possuem suas peculiaridades, prós e contras e é sobre isso que vamos falar hoje!
Ao escolhermos o material a ser utilizados em nossas instalações, levamos em consideração vários fatores, como durabilidade, preço, trabalhabilidade, disponibilidade na região, mão de obra e custo benefício.
Então vamos logo ao que interessa!
Amplamente difundido e utilizado em instalações hidrossanitárias, os tubos e conexões de Policloreto de Vinila possuem preço acessível, são de fácil instalação, e não reagem com o concreto, como é o caso do cobre.
Acrescenta-se a esses fatores a questão de não ser necessário um profissional experiente para realizar as instalações.
Em contrapartida, o PVC tem baixa resistência mecânica, podendo quebrar ou rachar a depender do tratamento recebido.
Não é indicado para trabalhos com altas temperaturas (trabalha normalmente com água na temperatura de 20 °C) e pressões elevadas.
Semelhante ao PVC e utilizados em instalações hidráulicas, os tubos de Policloreto de Vinila Clorado apresentam características semelhantes ao item anterior, como a facilidade na instalação e não reagir com, diferenciando-se pela adição de cloro à sua fórmula.
O CPVC apresenta uma maior resistência à pressão e à temperatura suportando trabalhar em sistemas de água quente com temperaturas de até 80 °C.
Porém, apesar dessas vantagens, o CPVC apresenta um custo mais alto que o PVC.
Tubo flexível de Polietileno Reticulado, o PEX é um tubo flexível utilizado em instalações hidráulicas, gás e ar condicionado.
Sua flexibilidade permite reduzir o número de conexões no sistema, podendo-se fazer curvas com a própria tubulação (cuidado para não exagerar nas curvas muito fechadas!). Suas ligações são feitas por meio de conexões metálicas.
O PEX possui boa resistência à pressão e à temperatura, podendo conduzir fluídos com temperaturas superiores à 80 °C.
Uma de suas desvantagens é o tamanho de suas bitolas, que só chegam a 32 mm.
Apresenta, também, um custo superior aos itens anteriores.
Talvez o mais versátil dessa lista em com relação as suas aplicações, o cobre pode ser aplicado em sistemas de ar condicionado, sistemas de refrigeração, instalações hidráulicas, de gás e de incêndio.
Tubulações de cobre apresentam boa resistência mecânica, quando comparado às outras opções de materiais citados anteriormente, são resistentes à pressão e temperatura e possuem uma longa vida útil.
As desvantagens de seu uso incluem custo com material e instalação, o fato de o cobre reagir com águas duras e em contato com outros metais, o que pode vir a deteriorá-lo.
Acrescenta-se, também, o fato de ser um material cobiçado por ladrões, devido ao seu preço.
Quando tiver que escolher qual material utilizar em suas instalações, procure sempre comparar o custo benefício do material, não só seu preço, pois é necessário pensar nos custos com instalação e manutenção.
Gostou do artigo, achou útil? Deixe nos comentários suas dúvidas, críticas e sugestões!
Até o próximo!
Existem várias formas de realizar o aquecimento de água na sua residência. Veja quais são as principais soluções de aquecimento de água!
Muitas vezes o sistema hidráulico apresenta falhas de pressão. O uso de pressurizadores pode ajudar a resolver esse problema!
Todo projeto e sistema apresenta a possibilidade de erros. Nesse artigo falaremos sobre os principais erros em instalações hidráulicas!
Engenheiro civil
Bim Specialist
Coordenador de cursos na Neo Ipsum