Pilar abafado: Será que podemos usar?
Essa é um pergunta comum no mercado da construção: Será que podemos executar o pilar abafado na alvenaria? Dá uma olhada no artigo pra saber!
Pedro & Lucas // 06 de janeiro de 2021 // 10:51
O concreto é o material mais utilizado na indústria da construção civil devido suas propriedades e custo benefício.
Porém, pode apresentar alguns pontos fracos (sendo o mais conhecido a sua baixa resistência a esforços de tração e flexão).
É normal nos depararmos também com problemas relacionados à trabalhabilidade e ao tempo de pega durante a execução da obra.
Pensando nos pontos citados, muitas obras ao trabalhar com o concreto aplicam aditivos, com o objetivo de melhorar algumas de suas características.
Nesse artigo falaremos um pouco sobre os principais aditivos do concreto. Se liga!
Atualmente há no mercado muitos tipos de aditivos, cada um deles muda uma característica especifica do concreto, a atuação do aditivo na mistura depende de sua aplicação.
Caso o aditivo do concreto venha a ser mal utilizado, alguns problemas podem surgir como fissuras, quebras, aeração, retardo para a solidificação e a impossibilidade da utilização nos equipamentos como bombas.
Para um uso correto dos aditivos é necessário ter atenção nas proporções utilizadas.
Ao utilizar os aditivos de forma correta, as principais vantagens que podem ser adquiridas para o concreto, dependendo do tipo de aditivo utilizado, são:
· Ampliar as qualidades do concreto;
· Minimizar os pontos fracos;
· Aumentar a trabalhabilidade do concreto;
· Aumento da resistência;
· Melhora a interação concreto + água;
· Minimiza o calor de hidratação;
· Melhora a fluidez da mistura;
· Diminuir os efeitos da retração;
· Controlar o consumo de água;
· Alterar o tempo de pega.
Atenção aos tipos de aditivos é um passo importantíssimo, assim como saber qual a qualidade do concreto se deseja melhorar.
Atualmente no mercado os principais tipos de aditivos são:
Tem como principal objetivo melhorar a trabalhabilidade do concreto e reduzir a proporção água/cimento. A diferença entre os dois é a capacidade de cada um, sendo os superplastificantes mais eficazes.
Tem como principal objetivo modificar o tempo de pega do concreto. No caso dos aceleradores de pega, eles diminuem o tempo de pega, aumentando a resistência inicial do concreto.
Já os retardadores de pega, aumentam o tempo de pega do concreto, desacelerando a concretagem.
Estes introduzem bolhas de ar microscópicas e uniformes na mistura, ajudam nos ciclos de gelo e desgelo em regiões frias, além disso, promovem um melhor desempenho térmico e acústico do concreto.
Tem como principal função promover uma impermeabilização do concreto.
Utilizadas mais recentemente, sua principal função é auxiliar e melhorar a performance do concreto, traz resistência mecânica e impermeabilidade. Geralmente são utilizados junto a plastificantes.
A utilização de aditivos no concreto em obras de médio e grande porte vem se tornando um ponto essencial, possibilitando maior rapidez e uma melhor qualidade do concreto, acentuando as características desejadas e indispensáveis.
Cabe ao responsável pela execução da obra e ao projetista solicitar a incorporação dos aditivos ao concreto de acordo com a necessidade identificada para cada situação.
E se você gostou do artigo e deseja se aprofundar mais em temas de engenharia, recomendo que dê uma olhada no nosso treinamento ABC do engenheiro. Tem muito conteúdo bacana para você que está iniciando a sua carreira na construção civil.
Grande abraço!
Essa é um pergunta comum no mercado da construção: Será que podemos executar o pilar abafado na alvenaria? Dá uma olhada no artigo pra saber!
Nesse artigo falaremos sobre o custo de uma estrutura de concreto armado e quais são os principais fatores influenciantes!
Ao realizarmos um projeto estrutural, sempre focamos as nossas atenções na segurança dos elementos individuais, principalmente os mais solicitados, a exemplo as vigas com maiores vãos, os pilares com maiores cargas, as lajes mais carregadas, a paredes mais comprimidas…
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum