Lajes de isopor: Será que são seguras?
As lajes de isopor são cada vez mais utilizadas nas obras. Nesse artigo veremos como funcionam e se são realmente seguras!
Pedro & Carlos // 27 de setembro de 2021 // 13:52
Sabemos que o concreto é formado principalmente por esses 4 elementos: água, cimento, areia e brita.
A função da areia e da brita são de reduzir o consumo de cimento na mistura só que eles também fornecem algumas características a mais no concreto.
A areia, por ter dimensões menores, irá preencher melhor os espaços vazios da mistura, reduzir a retração do cimento e garantir um nível de trabalhabilidade adequado para a massa.
Já a brita possui a função de dar volume à mistura sem comprometer a resistência e também controla a retração da massa. Mas por ser um sólido de dimensão relativamente maior, dificulta a trabalhabilidade da massa produzida.
Então, no concreto terá mais areia ou mais brita? Para definir os consumos adequados de cada material, o mais correto a ser fazer é o processo de dosagem.
Mas em termos gerais o concreto terá mais brita quando a peça concretada for mais simples para tornar a composição mais econômica.
E nos casos em que as peças de concreto possuem formas mais complexas ou com muita armadura, o concreto terá mais areia para preencher os espaços.
Percebemos então que o uso de areia e brita tem seus impactos nas características de concreto, modificando sua trabalhabilidade e custo final, mas o correto a se fazer é sempre a dosagem adequada para a sua situação específica.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Grande abraço e até o próximo artigo.
As lajes de isopor são cada vez mais utilizadas nas obras. Nesse artigo veremos como funcionam e se são realmente seguras!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum