06 principais tipos de telhados: Veja quais são!
As edificações devem proporcionar um bom conforto ambiental e estética atraente, e os tipos de telhados são essenciais nesse aspecto. Dá uma olhada!
Hugo & Lucas// 23 de julho de 2020 // 15:24
Há alguns anos, falar de casa inteligente ou sistemas residenciais automatizados, causava certo espanto e muitas pessoas não sabiam ao certo do que se tratava.
Hoje, muitas empresas então desenvolvendo produtos voltados para a automação residencial (ex: Samsung, Amazon, Google, Xiaomi, etc), e com um mercado cada vez maior da internet das coisas as casas inteligentes vêm se tornando cada vez mais comuns.
A automação residencial consiste na aplicação de sistemas interligados no qual tarefas podem ser executadas atendendo a alguns critérios.
Esse sistema é formado por aparelhos eletrônicos com capacidade de “conversar” entre si.
Ainda está confuso?
De forma simplificada, todas aquelas tarefas básicas e feitas de forma rotineira podem ser projetadas para serem feitas de forma automática e para que o usuário tenha disponível o controle de todas essas tarefas através de centrais de controle, que podem ser celulares, tablets ou algum outro dispositivo especificado.
Já passou o tempo em que falar de automação residencial é falar apenas de luzes que ascendem e apagam de forma automática, hoje diversos sistemas são passíveis de automação, alguns exemplos são:
A segurança proveniente da automação residencial ultrapassa a barreira de alarmes que muitas vezes mais incomodam do que ajudam, ativando em momentos inadequados.
A segurança aparece em casas inteligentes com o controle das informações do que está acontecendo.
Com alguns sensores e aparelhos isso é possível.
Dentre alguns benefícios, podemos citar:
· Saber quais portas foram abertas e fechadas e a hora em que isso aconteceu;
· Usar fechaduras com senhas ou digitais, elas estão substituindo chaves;
· Saber se alguma porta ficou aberta ao sair de casa;
· Usufruir se sistema de monitoramento inteligente, atualmente contam com câmeras de alta resolução;
· Detectores de fumaça, que podem ser ligados a aparelhos como fogões e Sprinklers acionando o sistema de combate a incêndio;
· Outras utilidades.
O sistema de água pode ser utilizado para evitar desperdício de tempo e de água, as principais funcionalidades desse sistema são:
· Acionamento automatizado de torneiras, podendo também as ligar ou desligá-las de forma remota através de smartfones ou tablets;
· Acionamento automático de irrigação de jardins de acordo com alguns critérios como horário e previsão do tempo (Se a previsão para o dia é de chuva, não faz sentido ligar os irrigadores);
· Sistemas de ajuste de temperatura da água.
O sistema de iluminação pode ser amplamente controlado, algumas opções são:
· Programação para acionamento da iluminação de ambientes em horários específicos, de acordo com a luminosidade, ao fechas uma porta e/ou através de sensores;
· Desligar o sistema de iluminação de forma automática.
· Os sistemas de iluminação atual permitem uma mudança nas características da iluminação, onde é possível mudar cores, tons e intensidade da luz do ambiente.
Alguns aparelhos já são compatíveis a casas inteligentes a partir do sistema de internet das coisas, alguns são:
· Tvs;
· Cortinas;
· Fogões;
· Fornos;
· Geladeiras;
· Sistemas de som;
· Ar-condicionado e sistemas de refrigeração ou aquecimento;
· Lareiras;
· Outros.
Os cômodos podem ser totalmente automatizados com a utilização dos aparelhos citados acima, geralmente são criadas “cenas de automação”.
As cenas de automação são cenários pré-programados para situações especificas, alguns exemplos dessas cenas são:
No momento de assistir um filme, série ou ainda seu esporte/programa favorito, em vez de ter que ligar a tv, fechar as cortinas, ligar o ar-condicionado, ajustar a iluminação, sincronizar o som com a tv, tudo isso pode ser feito de forma automática a partir do simples toque no seu smartfone, tablet a central de controle que for escolhida.
Acionar em um comando no seu smartfone e todas as luzes da casa serem apagadas, ligar o ar-condicionado e fechar a cortina, além da praticidade de saber se todas as portas estão realmente trancadas e se alguma torneira está aberta.
Ou ainda programar sua cafeteira ou forno para ligar e preparar café ou alguma comida 5 minutos antes do horário das cortinas abrirem e acordar.
Esse é o nível conforto que pode ser gerado.
A utilização desses sistemas gera ao usuário benefícios como, a economia de água e energia a longo prazo, maior sentimento de segurança, possibilidade de controle e monitoramento da edificação, alto nível de conforto, economia de tempo, maior qualidade de vida além da valorização do imóvel.
Vale salientar que existem níveis de automação, podendo ser de um nível básico até uma casa inteira automatizada.
Para uma casa totalmente automatizada é interessante que esse processo seja pensado antes de sua construção, embora seja totalmente possível automatizar imóveis já construídos.
Ao começar a automatizar sua edificação, recomenda-se que seja aos poucos, até para que a adaptação seja de forma mais natural.
O ideal é consultar empresas especializadas, e ter atenção na hora da compra de equipamentos, é importante comprar os que tenham uma boa vida útil e que vá ser compatível com as novas tecnologias para que, se for de interesse, acoplar e ampliar o sistema de automação.
A automação residencial já é uma realidade e uma tendência cada vez mais forte no mercado.
Estar sempre atento a novidades do mercado da construção civil faz a diferença em profissionais e clientes da área.
Esperamos que tenha ficado claro o que é e quais as vantagens da automação residencial.
Ah! E se você gostou desse artigo e quer consumir mais conteúdo nesse sentido, se inscreva no nosso canal no Youtube, lá tem vários vídeos bem interessantes para tirar suas principais dúvidas de engenharia!
Grande abraço.
As edificações devem proporcionar um bom conforto ambiental e estética atraente, e os tipos de telhados são essenciais nesse aspecto. Dá uma olhada!
O concreto romano apresenta mecanismos que o fazem muito resistente e durável, com estruturas funcionais até os dias de hoje. Clica aí para saber mais!
Você sabe quais são os principais tipos de escadas que mais utilizamos na arquitetura? Dá uma olhada no artigo e aprenda um pouco mais sobre eles!
As ilhas artificiais podem ser consideradas grandes obras de engenharia, e trazem muitos desafios. Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre isso, se liga!
Você sabe o que é mezanino e para que ele serve? Esse elemento vem sendo muito utilizado nos projetos arquitetônicos. Dá só uma olhada!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum