Como medir BIM e quais
indicadores considerar?

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Hugo & Lucas// 10 de agosto de 2020 // 12:34

O BIM já é uma metodologia de sucesso e a cada ano seu mercado aumenta, proporcionando um maior número de softwares, usuários e utilidades.

Entretanto, algumas empresas do ramo da construção civil ainda se mostram relutantes a implementar o BIM.

Há algum tempo, as principais empresas do ramo da construção civil vêm se perguntando quais os benefícios gerados pela implementação dessa plataforma e se esses benefícios realmente compensam o investimento necessário.

Hoje vamos falar um pouco sobre como medir BIM e tentar responder a essas perguntas, se liga! 

O que seria medir BIM?

como medir bim

Medir BIM é avaliar os pontos positivos e negativos que a metodologia BIM pode proporcionar, avaliando se os pontos positivos são melhores que os negativos e verificando se o investimento feito para entrar nessa nova metodologia é rentável ou não.

Para avaliar se um investimento feito foi ou não rentável, um dos métodos utilizados é o ROI, sigla usada para a expressão “Return over investment” ou retorno sobre o investimento.

Não existe uma forma única ou especifica de calcular o ROI do BIM (ou seja, como calcular o retorno sobre o investimento feito para a implementação do BIM) em uma empresa qualquer.

Isso ocorre porque o cálculo do ROI vai depender muito do que a empresa espera com a implementação dessa metodologia, do porte e do tipo de empresa a se avaliar.

Já entendemos o que é medir BIM e temos uma base de como o processo pode ser feito, mas então fica a pergunta “Como medir BIM?” 

Como medir BIM?

Para medir o valor do BIM para uma empresa e se o investimento foi ou não rentável, devemos seguir alguns passos.

1º Passo para Medir BIM

O primeiro passo é entender a empresa e como ela funciona, o segundo passo é analisar e monitorar o processo de implementação do BIM na empresa, o terceiro passo é analisar quais benefícios vieram em decorrência dessa implementação.

Antes de falarmos sobre os benefícios, é importante mostrar quais custos vão existir para a implementação do BIM. Existem, de forma geral, 3 tipos de investimentos feitos para isso, que são:

1. Custos iniciais de implementação da tecnologia: Adquirir os softwares, máquinas/computadores com maior poder gráfico, treinamento da equipe, período com menor produtividade devido a adaptação ao novo método, etc. 

2.   Despesas para adaptação da inovação aos projetos: Um melhor suporte de TI, adoção de novos cargos como um gerente de BIM, por exemplo. 

3.   Despesas a longo prazo para apoiar as mudanças: Implementação de novos dados e manter os dados e equipe atualizados. 

Explicado os investimentos que precisam ser feitos para a adoção da metodologia BIM em uma empresa, é hora de entender ou definir quais os resultados esperados com essa implementação.

Os resultados esperados podem ser muitos, como um maior faturamento, melhor satisfação dos clientes, menor tempo médio de um projeto, menos desperdícios e outros.

Claro que a empresa busca todos os benefícios possíveis, no entanto, é importante ter um objetivo como o de maior prioridade, pois é ele quem vai nortear as decisões tomadas. 

2º Passo para Medir BIM

O segundo passo é entender como a implementação do BIM proporcionou mudanças na empresa.

Para a análise das mudanças, duas fontes de informações são utilizadas, a primeira são os indicadores da própria empresa, e a segunda através de informações dos colaboradores. 

1. Indicadores da empresa

como medir bim - KPIs

Indicadores são dados que podem evidenciar se os objetivos estão sendo cumpridos. Por exemplo, se sua meta é aumentar a receita, o indicador usado para acompanhar a meta é a própria receita da empresa.

Se sua meta é aumentar a produção, o indicador usado para esse fim certamente será o número de unidades produzidas ou o tempo necessário para produzir algo.

Indicadores também costumam ser chamados de métricas, e um bom indicador costuma ser algo que possa ser acompanhado por meio de um gráfico ou algum outro recurso visual.

Existe ainda a possibilidade de estabelecer-se os chamados KPIs (Key Performance Indicador), ou Indicadores Chave de Desempenho. Os KPIs não diferem muito dos indicadores descritos anteriormente. O que os diferencia é o fato de serem os indicadores mais importantes para a empresa.

Frequentemente, os KPIs são indicadores mais complexos que podem ser criados combinando outros indicadores comuns.

Por exemplo, as estratégias de vendas geralmente usam o chamado ticket médio como um KPI. Para alcançar esse indicador, é necessário combinar dois outros indicadores: Receita e número total de vendas. O ticket médio é obtido dividindo a receita total pelo número total de vendas.

Se em algum momento a empresa faturou R$ 5.000,00 de um total de 10 vendas, podemos afirmar que seu ticket médio foi de R$ 500,00.

2. Informações dos colaboradores

como extrair informações dos colaboradores

Obter informações dos colaboradores e acompanhar suas opiniões relacionadas ao processo é essencial, saber quais pontos eles consideram positivos e onde sentem dificuldades pode ajudar a melhorar e otimizar os processos.

Consequentemente essa otimização terá resultados na empresa de forma geral.

Obter os dados ou informações dos colaboradores muitas vezes parece algo complicado, porém, existem alguns métodos para facilitar isso, os principais são:

·     Seções em grupo: Podem ser tanto presenciais quanto através de videoconferências e webinars, são interessantes para entender como é a interação entre os colaboradores.
É preciso, durante essas sessões, gerar discussões entre os participantes.
 

·     Entrevistas: a entrevista é uma técnica que requer preparação antecipada, tem um objetivo específico e tem como alvo um indivíduo ou grupo específico. 

O conteúdo da entrevista deve ser preparado cuidadosamente, as perguntas devem ser pertinentes ao tema e as respostas devem ser devidamente registradas. 

·        Questionários: são excelentes ferramentas de controle de qualidade, eles servem para verificar o correto funcionamento da implantação. 

·        Testes: é um método mais agressivo que geralmente deixa os participantes na defensiva. 

A diferença deles para os questionários é que não tentam medir conhecimentos, mas sim descobrir aptidões e traços de personalidade.

Charles Handy criou um modelo de teste que pode ser aplicado nos colaboradores da empresa para identificar o modelo colaborativo de uma empresa e identificar o nível de susceptibilidade a mudanças que ela apresenta. Você pode baixar o teste aqui! 

3º Passo para Medir BIM

O terceiro passo é analisar os benefícios que vieram da implementação e tentar quantifica-los, esse é o passo mais difícil.

Entender por completo quais os benefícios que o BIM proporcionou para a empresa é uma tarefa complexa, isso porque os benefícios podem estar em diferentes áreas.

Alguns exemplos de benefícios que o BIM pode proporcionar são:

·        Menos desperdício de material;

·        Menor tempo de projeto;

·        Diminuição de retrabalho;

·        Maior produtividade do projeto com documentos coordenados parametricamente;

·        Melhor qualidade do projeto;

·        Redução de erros;

·        Maior entendimento e comunicação entre clientes, equipes de projeto e construção;

·        Maior quantidade de projetos ganhos;

·        Oportunidade de novos clientes;

·        Eficiência de logística/sequenciamento com visualização 3D e 4D;

·        Informações digitais sobre as instalações para apoiar a eficiência nas tarefas de manutenção.

 

Existem ainda outros benefícios, mas esses são os principais e mais buscados. É interessante lembrar que empresas que se tornam mais modernas tendem a ser mais lucrativas e durar mais tempo. 

Considerações finais

Para poder concluir o ROI é preciso entender a importância dos benefícios gerados e como eles podem melhorar e valorizar a empresa.

Um exemplo, se uma empresa tem dois objetivos principais que sejam melhorar o faturamento e o relacionamento com clientes.

Definidas essas duas metas, é preciso avaliar os colaboradores para acompanhar a evolução e maturidade da equipe com o BIM, depois é necessário avaliar o faturamento da empresa e satisfação dos clientes.

Sabemos que alguns dos benefícios citados acima podem cumprir com os objetivos.

Um menor desperdício de material, diminuição do retrabalho, um menor tempo de projeto e oportunidade com novos clientes pode fazer com que o faturamento aumente.

Um menor tempo para a finalização da obra, um maior entendimento entre clientes, projeto e obra e informações digitalizadas e com acesso mais fácil são pontos que provavelmente irão melhorar o relacionamento do cliente com a empresa.

Atualmente alguns clientes e instituições exigem que o processo construtivo desde o início do projeto até a entrega da obra seja feito por meio da metodologia BIM. Estar nesse mercado proporciona mais oportunidades de projetos.

Estar sempre atualizado e entender como o mercado da construção civil funciona é uma habilidade e característica essencial para qualquer pessoa que busque entrar na nessa área.

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Engenheiro civil e construtor
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Diretor comercial na Neo Ipsum

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