Instalações hidráulicas em alvenaria estrutural
Está precisando projetar as instalações hidráulicas em alvenaria estrutural? Nesse artigo vamos tratar sobre o assunto, então clica aí!
Wanderson // 24 de agosto de 2019 // 15:31
Durante o desenvolvimento do seu projeto você já se perguntou como solucionar problemas de pressão em instalações hidráulicas?
Aposto que sim! É um problema recorrente no dia a dia dos projetistas.
Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, então continua lendo!
Quando estamos projetando instalações hidráulicas levamos em consideração que é necessário atender a parâmetros de pressão, vazão e de velocidade.
Dentre esses fatores, o que mais causa insatisfação, quando não é atendido, é a pressão. É uma experiência desconfortável usar um chuveiro ou uma torneira que não possui pressão suficiente.
Este problema é mais grave quando se mora em regiões em que o fornecimento de água por parte da concessionária é intermitente.
Vamos pensar primeiro em evitar o problema, certo?
Na fase de projeto é bem mais simples contornar esse tipo de defeito, as intervenções serão feitas antes da execução, o que evitará um maior gasto.
Na fase de projeto podemos revisar os traçados, refazer os cálculos, alterar diâmetros de tubulações e até mesmo solicitar que sejam feitas alterações na parte arquitetônica e estrutural, como no caso de necessidade de uma cota mais elevada para o reservatório.
Agora vamos ao cenário mais complicado: as pressões não foram atendidas na fase de projeto e hoje você tem uma edificação que não atende suas necessidades nesse quesito.
Lembrando que alterações na edificação após esta ser executada serão mais onerosas.
Vamos lá: você poderia aumentar o diâmetro do seu sistema, o que seria basicamente loucura, já que seria necessário intervir em todo o sistema hidráulico, quebrando paredes e pisos no traçado da tubulação.
A próxima opção é elevar o seu reservatório.
Para executar essa opção é necessário estudar a viabilidade estrutural da alteração, já que alterações dessa natureza podem comprometer o desempenho estrutural.
A terceira opção é a mais viável e a que acarreta menos intervenções na edificação: instalar uma bomba para aumentar a pressão nas tubulações, não sendo necessárias muitas alterações físicas para esta instalação.
Um ponto negativo para esta opção reside nas vibrações que o acionamento da bomba causa na tubulação e consequentemente seus ruídos.
Outro ponto negativo é a questão da manutenção, uma bomba gerará um consumo permanente de energia que trará um ônus significativo a longo prazo.
Analisando as opções citadas fica fácil perceber que é bem mais vantajoso e bem mais barato investir na fase de projetos para evitar este tipo de problema.
Ao investir tempo no projeto, poupa-se tempo e dinheiro ao longo prazo.
Se gostou do texto, deixe sua dúvida ou observação nos comentários, seu feedback é importantíssimo para nós.
Até a próxima postagem!
Está precisando projetar as instalações hidráulicas em alvenaria estrutural? Nesse artigo vamos tratar sobre o assunto, então clica aí!
Antes de iniciar o seu projeto, é importante saber sobre os tipos de sistemas de distribuição hidráulica predial. Nesse artigo vamos falar mais sobre isso!
Engenheiro civil
Bim Specialist
Coordenador de cursos na Neo Ipsum