03 principais vantagens das paredes de concreto
Existem vários métodos construtivos presentes no mercado da construção. Nesse artigo abordamos com detalhes as paredes de concreto.
Wanderson & Carlos // 18 de maio de 2020 // 16:15
Você trabalha com execução e planejamento de obras? Então é muito importante que você saiba o que é um cronograma físico-financeiro.
Devido à grande quantidade de elementos e sistemas que um empreendimento da construção civil apresenta, é necessário que sejam utilizadas ferramentas que ajudem no controle das atividades e dos recursos.
Uma dessas ferramentas é o cronograma físico-financeiro.
Nesse artigo vamos mostrar para você como controlar e elaborar um cronograma físico-financeiro.
Continua lendo aí!
Um cronograma físico-financeiro nada mais é do que um recurso que une as seguintes informações: serviços, custos e prazos.
Fazer o cronograma evita que sua obra seja executada de qualquer forma e sem controle.
Para montar um cronograma, as primeiras informações a serem obtidas são a lista de serviços e seus respectivos custos. Esses dados podem ser encontrados no orçamento da obra.
Em seguida, é necessário definir a unidade de tempo mais interessante para se trabalhar, pode ser semanal, mensal, trimestral.
Quanto menor for a unidade de tempo, mais detalhado ficará o cronograma físico-financeiro.
No exemplo deste artigo, vamos utilizar os dados de uma reforma hipotética:
A partir da imagem acima, definiremos a unidade de tempo como sendo o mês.
O layout da tabela pode ser confeccionado rapidamente em programas no como o Excel e o Google Sheets, podendo ser realizada também a automação de alguns cálculos.
Outra forma de apresentar o cronograma seria através do Gráfico de Gantt, facilmente produzido no software MS Project (imagem a seguir), porém continuaremos apenas com o modelo simplificado.
Para montar o cronograma dos serviços, as informações que precisamos, além da que já temos, são simplesmente o tempo necessário para realizar o serviço em questão e suas atividades predecessoras.
Podemos considerar como atividade predecessora qualquer serviço que tem seu início ou término relacionado à atividade a ser avaliada.
Por exemplo, a etapa de alvenaria da construção será executada em 6 semanas, ou seja, 1 mês e meio.
Mas, tal etapa só poderá iniciar após a conclusão dos serviços preliminares, com duração de uma semana, 100% executado no primeiro mês.
Ao fazer o levantamento para todos os serviços o resultado final seria algo deste tipo:
Com do cronograma acima, podem ser colhidas algumas informações pertinentes.
A obra do exemplo tem previsão de duração de quatro meses. O mês que necessitará de mais recursos para sua execução será o segundo.
As instalações elétricas, por exemplo, seriam iniciadas apenas no terceiro mês e por aí vai.
Portanto, a vantagem de se montar um cronograma físico-financeiro é poder monitorar o andamento da obra a partir de uma referência e fazer correções caso seja necessário.
Ao confrontar as informações planejadas com as reais, colhidas da própria obra, haverá um indicativo do andamento da obra, apontando correções que talvez sejam necessárias.
Podemos tomar como por exemplo a programação para a compra de materiais ou o remanejo de profissionais para outras atividades que necessitam de maior atenção ou agilidade.
É interessante, portanto, que você que trabalha com gerenciamento de obras, procure utilizar todas as ferramentas disponíveis (saiba mais sobre curva ABC aqui!) para gerar um maior controle na produção.
E se você quiser realmente otimizar os recursos da sua obra e se tornar um profissional em planejamento, te sugerimos dar uma olhada no melhor curso de planejamento atualmente no mercado. Clica aqui para saber mais!
No mais, esperamos ter te ajudado!
Grande abraço e até o próximo artigo!
Existem vários métodos construtivos presentes no mercado da construção. Nesse artigo abordamos com detalhes as paredes de concreto.
Você sabe o que é woodframe? Esse sistema construtivo é muito utilizados em outros paises, como os EUA, mas poque não é usado no Brasil?
Você sabia que existem vários tipos de betoneiras? Nesse artigo vamos te mostrar quais são as principais diferenças entre elas, se liga!
Engenheiro civil
Bim Specialist
Coordenador de treinamentos na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum