05 principais observações da NBR 6118 sobre torção de peças de concreto armado
Você considera os esforços de torção de peças de concreto armado nos seus projetos? Não? Então veja aqui as 05 principais observações segundo a NBR 6118!
Pedro & Carlos // 25 de julho de 2020 // 18:53
O concreto armado é, com certeza, o sistema estrutural mais utilizado no Brasil.
Ele é o resultado de uma composição de materiais, dentre eles podemos destacar o aço.
Comumente vemos, nas etapas de dimensionamento e planejamento, falar sobre aço CA-25, CA-50 e CA-60, mas o que seria isso?
É bastante simples na verdade, a primeira parte é a abreviação do termo concreto armado, assim fica fácil identificar o tipo de aço que pode ser utilizado para montagem das estruturas.
O número que vem após a sigla indica a classe de resistência do aço. Ou seja, CA-50 significa aço para concreto armado com resistência de 50 kgf/mm² ou 500 MPa.
Dentre os tipos de aço, o CA-50 é o mais utilizado nas construções, por apresentar uma boa resistência à tração e apresentar essas nervuras favorecendo a aderência com o concreto.
O aço CA-50 tem sua fabricação através do processo de laminação a quente, enquanto o CA-60 usa o processo de trefilação fio a fio.
Outro detalhe do CA-60 é que bitolas iguais ou inferiores a 10 mm, assim como todos as bitolas do CA-25, não possuem as nervuras.
A escolha do tipo de aço está relacionada ao dimensionamento da estrutura.
Quanto maior a resistência, menor será a quantidade de aço necessária.
Assim sendo, é necessário verificar, através dos custos e consumo, qual a opção mais econômica para a construção.
Para realizar a montagem correta das armaduras, é importante ter um projeto estrutural bem organizado e atualizado.
Visto que mão-de-obra é algo muito custoso, o serviço de montagem de armaduras pode ser realizado por empresas terceirizadas.
O uso desse serviço gera economia em grandes obras.
Duas formas possíveis de se realizar a montagem da armadura seria através da soldagem ou da amarração com arame recozido.
Usar processos de soldagem não é uma solução viável para as obras mais comuns, assim sendo o arame recozido é a opção mais difundida.
O arame é comercializado em várias bitolas, a mais utilizada é a mais fina — BWG18.
Para amarrar barras de maiores dimensões com segurança, um procedimento comum é enrolar o arame para torná-lo mais resistente.
Como quase tudo na vida tem algum sentido, a nomenclatura do aço de construção é uma forma muito eficiente de identificá-lo.
Cada situação requer uma classe de resistência mais adequada, que confira a economia suficiente para o insumo mais dispendioso entres os utilizados nas estruturas de concreto.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Grande abraço!
Você considera os esforços de torção de peças de concreto armado nos seus projetos? Não? Então veja aqui as 05 principais observações segundo a NBR 6118!
Anda tendo problemas para calcular o volume de concreto de lajes treliçadas? Preparamos esse artigo especialmente para você!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum