Projetos elétricos em BIM: Vantagens e desvantagens
O BIM vem sendo utilizados em diversas disciplinas da engenharia e Projetos Elétricos em BIM não ficam de fora. Dá só uma olhada!
Pedro & Carlos // 25 de abril de 2022 // 18:23
Um dos sistemas mais importantes de uma edificação é o sistema de instalações elétricas, afinal, quem hoje sobrevive sem eletricidade?
Para evitar problemas, é sempre ideal ter um projeto elétrico para determinar os equipamentos a serem utilizados e um profissional capaz de executar esse projeto.
Sem isso, certos inconvenientes podem ocorrer nas instalações elétricas. Nesse artigo veremos os erros mais comuns nas instalações elétricas:
Se um disjuntor não foi calculado, existem duas opções, ou ele é maior que o necessário e não serve de nada, ou ele é menor que o necessário e funcionará sobrecarregado e sempre disparando.
Outro erro nesse sentido é agrupar vários circuitos no mesmo disjuntor, gerando sobrecargas e dificultando futuras manutenções.
Outro problema da falta de projeto é definir a bitola dos cabos de maneira aleatória, se a bitola for insuficiente vai gerar um aquecimento do sistema e perda de eficiência energética.
Essa prática também subentende um alto risco para os usuários, pois aumenta bastante a probabilidade de ocorrência de incêndios.
Duas coisas muito comuns de serem ignoradas nas instalações são o DR e o sistema de aterramento, elementos obrigatórios e destinados a segurança do usuário e dos equipamentos.
Ou elemento negligenciado é o disjuntor DPS, ele é responsável pela proteção do sistema contra surtos e descargas atmosféricas.
Nesse outro artigo nós comentamos um pouco mais sobre os tipos de disjuntores.
Muitos problemas só ocorrem por causa do “mão-de-vaca”, não adianta dimensionar a instalação e pensar tudo bonitinho, mas no fim comprar um material de péssima qualidade ou querer fazer a instalação sem ter o conhecimento necessário.
É muito comum de pessoas incapacitadas se aventurarem para “economizar” e no fim fazer uma ligação errada e comprometem o sistema.
Vemos então que os erros nas instalações elétricas são bem comuns, os problemas que ocorrem são de natureza simples e para evita-los basta fazer o projeto e contratar um eletricista de confiança para fazer a instalação.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Grande abraço e até o próximo artigo.
O BIM vem sendo utilizados em diversas disciplinas da engenharia e Projetos Elétricos em BIM não ficam de fora. Dá só uma olhada!
Este artigo pretende mostrar o dimensionamento do número mínimo de tomadas de uso geral, de acordo com a ABNT NBR 5410:2004 Instalações elétricas de baixa tensão.
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum