Como fazer uma cura eficiente do concreto
A cura do concreto é um procedimento essencial para garantir uma estrutura de qualidade. Nesse artigo falamos sobre os principais métodos!
Pedro & Lucas // 05 de outubro de 2020 // 17:45
As microfissuras estão presentes na maioria das obras da construção civil, principalmente naquelas que usam tecnologias construtivas baseadas em concreto e argamassas cimentícias.
Em alguns casos, as microfissuras podem ser ignoradas por não apresentarem nenhum problema as estruturas sendo apenas uma reação natural do concreto (desde que em quantidade e tamanho controlados), mas elas devem sempre ser evitadas.
Existem várias maneiras de diminuir a ocorrência dessas microfissuras, e nesse artigo falaremos sobre uma delas: o uso de fibras de polipropileno no concreto.
O uso de fibras no concreto é um habito que tem se tornado cada vez mais comum, entretanto, algumas dificuldades ainda existem em relação a utilização em obras, talvez a maior delas seja falta de um padrão internacional que regule o uso de fibras.
Em relação as fibras, um tipo que apresenta inúmeras vantagens e estão sendo utilizadas com cada vez mais frequência são as fibras de polipropileno, mas o que é o polipropileno?
Polipropileno (PP) é um polímero derivado do propileno, que tem forma molecular C3H6. É classificado como um termoplástico, ou seja, um plástico que apresenta deformidades com o aquecimento.
As fibras de PP que são utilizadas na engenharia civil, de forma geral, se apresentam em dois tipos de estruturas, que são:
Que podem ser:
· Monofilamentos: finos filamentos de polipropileno cortados em um tamanho padrão.
· Fibriladas: é composta por uma malha de finos filamentos de seção retangular.
A utilização de microfibras de polipropileno no concreto, geralmente, proporciona uma difícil trabalhabilidade e, em consequência disso, normalmente utiliza-se superplastificantes na mistura. Embora esse seja um ponto negativo, as fibras tem um bom desempenho na redução de microfissuras.
As características do polipropileno no concreto variam de acordo com:
· Traço do concreto
· Dimensões das fibras utilizadas
· Teor de fibras no concreto.
Para a adição de fibras de 19 mm e com teor de fibras de 0.1% do volume do concreto com traço de 1:2:3, percebesse uma redução de cerca de 48% das microfissuras plásticas, resultado bastante expressivo.
Mudando de concreto pra argamassa, usando as mesmas fibras e mesma proporção em relação a argamassa (0.1%) e com traço de 1:2, os resultados se tornam um pouco diferentes, as microfissuras têm uma queda de 32% na argamassa em comparação a argamassas sem as fibras.
Estas são as menos conhecidas, entretanto podem ser utilizadas para substituir telas metálicas. São mais baratas que o aço e proporcionam uma economia na obra.
Seus principais pontos positivos é que atuam auxiliando na resistência a fadiga e impactos, além de tornar o concreto um material mais dúctil.
A utilização de fibras no concreto é um conceito que vem ganhando destaque a cada ano que se passa, isso porque de forma geral as fibras tem uma ótima relação de Custo x Benefício.
A implementação de novas tecnologias na área da construção civil, no Brasil, sempre enfrenta uma série de dificuldades, como falta de confiança, falta de mão de obra qualificada e profissionais capacitados, entretanto todos esses problemas surgem da falta de investimentos.
A utilização de fibras de polipropileno no concreto, seja como microfibras ou macrofibras, é um processo que deve ser estudado, se feito de forma adequada melhora significativamente alguns aspectos e atributos do concreto.
E se você gostou do artigo e deseja se aprofundar mais em temas de engenharia, recomendo que dê uma olhada no nosso treinamento ABC do engenheiro. Tem muito conteúdo bacana para você que está iniciando a sua carreira na construção civil.
Grande abraço!
A cura do concreto é um procedimento essencial para garantir uma estrutura de qualidade. Nesse artigo falamos sobre os principais métodos!
Já se deparou no seu projeto com algum pilar tracionado? Dá uma olhada nesse artigo, com certeza vai te ajudar!
Este artigo busca explicar o que é um mapa de concretagem, mostrar sua importância, e identificar o passo a passo de como construí-lo de forma eficaz!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum