Tipos de recalque: Quais são e como classificá-los?
Você sabia que existem vários tipos de recalque? É importante saber quais são e como classificá-los para que possamos evitá-los! Dá uma olhada.
Pedro & Carlos // 22 de outubro de 2020 // 18:07
Infelizmente, é muito comum encontrarmos nas obras alguma tubulação das instalações prediais atravessando vigas. Mas será que essa prática é realmente permitida?
A resposta simples para essa pergunta é SIM, porém, as coisas não são assim tão simples.
A prática mais comum é que os operários responsáveis pela instalação de sistemas complementares (hidrossanitário, elétrico, HVAC) realizam perfurações nas vigas sem nenhuma consideração pelo desempenho do sistema estrutural e isso é altamente prejudicial à segurança da estrutura.
A situação ideal é evitar qualquer tipo de passagem de tubulações pelas vigas, mas, em algumas situações, isso se faz necessário.
Nesse caso, você acha que uma viga pode ser simplesmente furada após a concretagem?
Na verdade, isso não deve ser feito. Os furos em vigas devem ser previstos ainda na etapa de projeto.
A região do furo apresenta uma diminuição da seção e, consequentemente, será menos resistente, por isso é necessário que haja um reforço na armadura dessa região.
A NBR 6118:2014 permite realizar os furos nas vigas, mas existem algumas exigências tanto para os furos horizontais quanto verticais.
Os furos horizontais podem ser feitos se atenderem as seguintes requisições:
· A distância mínima de um furo à face mais próxima da viga deve ser no mínimo igual a 5 cm e duas vezes o cobrimento previsto para essa face;
· A seção restante deve ser capaz de resistir aos esforços de cálculo.
· Furo na zona de tração e distância mínima de duas vezes a altura da viga do apoio;
· Dimensão máxima de 12 cm e um terço da altura;
· Distância entre faces de furos no mesmo tramo de duas vezes a altura da viga;
· Cobrimento suficiente e não seccionamento das armaduras.eduz o seu peso e o custo da construção.
No caso dos furos verticais, a dimensão máxima do furo será de um terço da largura da viga, com face distanciada em 5 cm e duas vezes o cobrimento.
A seção restante deve resistir aos esforços de cálculo e a qualidade da concretagem deve ser garantida.
Caso seja necessário um conjunto de furos, a distância entre suas faces deve ter no mínimo 5 cm ou o diâmetro do furo, também é exigido que entre os furos haja pelo menos um estribo.
Peças submetidas à torção devem ter esses limites verificados.
Vemos então que os furos nas vigas devem ser bem planejados e executados antes da concretagem, ou seja, o espaço da abertura não receberá o concreto.
Daí, é muito importante realizar a compatibilização entre os projetos antes de iniciar as obras.
E se você deseja se aprofundar mais em temas de engenharia, recomendo que dê uma olhada no nosso treinamento ABC do engenheiro. Tem muito conteúdo bacana para você que está iniciando a sua carreira na construção civil.
Até o próximo artigo!
Você sabia que existem vários tipos de recalque? É importante saber quais são e como classificá-los para que possamos evitá-los! Dá uma olhada.
Você sabe o que muda com a atualização da NBR 6120? Esse artigo visa mostrar as mudanças nessa norma que recebeu uma nova versão em 2019. Clica aí!
Um dos elementos mais importantes na engenharia são as contenções. Nesse artigo falaremos sobre os 04 passos para dimensionar contenções de concreto armado.
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum