Como eram construídos os aquedutos romanos?
Você sabe como eram construídos os aquedutos romanos? Essas belíssimas edificações estão em pé até hoje, graças à engenharia! Dá uma olhada no artigo!
Hugo & Lucas// 22 de novembro de 2021 // 07:20
O mundo vem passando por mudanças todos os dias e os processos de inovação não param de surgir e se popularizar, um exemplo disso são as impressoras 3D que surgiram há algumas décadas, mas estão começando a se popularizar atualmente.
Hoje vamos explorar as possibilidades da impressão 3D na construção civil, vamos lá?!
A impressão 3D é uma técnica de modelagem de objetos utilizando camadas de materiais que são dispostas em rotas definidas por um projeto base.
De forma mais simplificada, é feito um projeto para a impressora 3D, ela lê o projeto e vai executando em camadas as rotas já definidas no projeto.
A comercialização de impressoras 3D teve início em 2009, mas atualmente elas já são alvos de muitos estudos em diferentes partes do conhecimento, como na medicina, atuando na reconstrução óssea, impressão de pele, próteses de baixo custo e etc.
A impressão 3D se mostra com grande potencial para a construção civil, devido a uma série de vantagens que ela possibilita.
Existem alguns materiais de modelagem de edificações em impressoras 3D, os principais são pastas a base de cimento e fibras.
E embora as impressoras 3D consigam executar toda uma edificação (dependendo da complexidade), é preciso ainda ter equipes para fazer a instalação de portas e janelas, sistemas de água, esgoto, elétrico e todo o acabamento de forma geral.
De acordo com os estudos feitos e com algumas obras práticas, podemos citar algumas vantagens desse método construtivo, que são:
· Economia de tempo: As máquinas fazem os processos construtivos de forma bem mais rápida que os humanos, além de geralmente usar materiais com tempo de espera menor;
· Menor desperdício: Como a máquina é bastante precisa, o desperdício é mínimo, o que gera economia e menos danos ambientais;
· Economia de material: Devido a uma menor taxa de desperdício, é preciso uma menor quantidade de material, refletindo diretamente nos custos da obra;
· Mais sustentável: Devido a um menor desperdício e menor quantidade de material usado, a impressão 3D promove uma construção mais sustentável, minimizando alguns impactos ambientais;
· Menor equipe de funcionários: Como as máquinas de impressão 3D são automatizadas e seguem um roteiro programado, é preciso uma quantidade bem menor de funcionários na obra;
· Formas variáveis: É possível fazer diferentes formas e layouts com a rapidez de processos industriais, promovendo uma maior customização.
· Lean construction: O processo todo é programado e a máquina segue o roteiro do projeto, proporcionando uma construção limpa, com pouco desperdício e utilização consciente do material. Clique aqui para saber mais sobre lean construction.
Embora as vantagens sejam grandes, existem também muitas desvantagens, principalmente por ser uma tecnologia muito recente e um certo conservadorismo da construção civil brasileira. As principais desvantagens são:
· Alto investimento inicial: A adoção das máquinas de impressão 3D para o uso na construção civil no Brasil tem um custo inicial muito alto e pouca demanda de mercado, o que desestimula empresários e construtoras a investir nesse tipo de tecnologia;
· Altura e complexidade do empreendimento: Como as máquinas tem alturas definidas e não são perfeitamente adaptadas para todas as situações da construção civil, isso limita a impressão de edificações de acordo com suas dimensões e complexidade;
· Transporte e armazenamento: É preciso ter toda uma logística para o transporte e armazenamento das máquinas e materiais utilizados, é preciso tomar diversos cuidados para não danificar o maquinário;
· Mão de obra especializada: É preciso ter mão de obra especializada para esse tipo de serviço, o que no Brasil se mostra uma barreira. Para aqueles que pretendem investir nessa tecnologia é preciso saber que provavelmente terá que investir em treinamento para sua equipe de funcionários;
· Desemprego: Como o processo torna tudo muito automatizado, o número de funcionários diminui bastante, causando uma onda de desemprego, caso seja usado em massa, atualmente.
Embora seja uma tecnologia recente, já existem alguns exemplos de sucesso desse tipo de metodologia construtiva. Podemos citar:
· China – Prédio de 5 andares construído com impressão 3D;
· Dubai – Casa de 9,5 m de altura e 640 m²;
· EUA – Casa de 38 m² por menos de 10 mil dólares;
Esses são os exemplos mais citados e conhecidos atualmente.
A impressão 3D na construção civil parece ser o tipo de tecnologia que quando realmente implantada parece ter o potencial de mudar muitos processos e prazos das construções atuais, entretanto, essa tecnologia ainda está muito distante da realidade brasileira de construção que não está acompanhando nem as tendências do mercado mundial.
Atualmente a impressão 3D no mercado da construção civil brasileira é usada como forma de marketing e serviços aos clientes para mostrar protótipos em miniatura de como realmente ficará a edificação e em outros casos para auxiliar trabalhadores durante a obra.
E se você quiser se aprofundar mais nos principais temas de engenharia, dá só uma olhada no treinamento ABC do engenheiro e saia na frente dos seus concorrentes no início da sua carreira.
Até um próximo tema!
Você sabe como eram construídos os aquedutos romanos? Essas belíssimas edificações estão em pé até hoje, graças à engenharia! Dá uma olhada no artigo!
A automação residencial vem mudando a forma de como interagimos com o nosso lar. Veja nesse artigo os pontos de maior mudança como o uso desses sistemas!
O concreto romano apresenta mecanismos que o fazem muito resistente e durável, com estruturas funcionais até os dias de hoje. Clica aí para saber mais!
As ilhas artificiais podem ser consideradas grandes obras de engenharia, e trazem muitos desafios. Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre isso, se liga!
As grandes maravilhas do mundo antigo tiveram grande influência nas obras atuais. Nesse artigo vamos tratar sobre seus aspectos construtivos, se liga!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum