05 principais causas de fissuras no concreto
Quer saber mais sobre fissuras no concreto e suas principais causas? Nesse artigo trataremos sobre a principal manifestação patológica do concreto!
Felipe & Lucas // 10 de maio de 2021 // 12:26
Com o passar dos anos o mercado da construção civil foi ganhando maturidade e entendendo os vários tipos procedimentos que devem ser feitos nas edificações, com o objetivo de evitar alguns problemas frequentes.
Um dos problemas que podemos citar são as infiltrações, elas são um impasse em qualquer imóvel, e desde a antiguidade os construtores pensam em formas de driblar esse problema.
Hoje vamos falar um pouco sobre as infiltrações, explicando algumas possíveis origens, como evitá-las e resolvê-las. Vamos lá?!
Existem vários tipos de infiltrações possíveis de ocorrer em um imóvel, mas vamos focar nas três mais comuns, que são: Infiltração decorrente de chuvas, infiltrações por vazamentos de tubulações e infiltrações ascendentes em paredes.
A chuva é um fator conhecido e sempre se espera que ela atinja as edificações.
Durante a etapa de projeto são colhidos dados pluviométricos da região em que se encontra o imóvel para que se tenha uma maior precisão ao projetar.
É essencial que os telhados ou coberturas das edificações sejam projetados de acordo com os dados pluviométricos da região.
De forma geral, a principal área atingida pelas chuvas são os telhados e coberturas, mas as paredes externas da edificação também são um alvo das intempéries.
As principais causas que geram infiltrações decorrentes de chuvas são: projetos de drenagem pluvial e impermeabilização mal feitos, falta de cuidados e manutenção dos telhados e lajes, falta de impermeabilização em paredes e lajes.
O ideal é que se tenha um telhado com inclinação adequada e com beiral para proteger as alvenarias, entretanto, o uso de lajes planas sem a presença de telhados vem se tornando cada vez mais comum.
Em casos como esse, é imprescindível fazer uma impermeabilização da laje, geralmente com manta asfáltica, e projetar bem as calhas de coleta de água.
É sempre válido lembrar que os telhados, lajes e calhas devem passar por processo de manutenção e limpeza de forma constante, com períodos que dependem dos fatores climáticos de cada região.
De forma geral, o ideal é fazer pelo menos uma verificação e manutenção uma vez por ano.
Para que uma edificação atenda com perfeição seus habitantes, sejam eles fixos ou temporários, é essencial um projeto hidrossanitário bem feito e bem executado.
Caso isso não aconteça, alguns problemas podem surgir, como por exemplo: pouca pressão ou pressão em excesso nos pontos de uso, mal cheiro proveniente do retorno de gases do esgoto, vazamentos de tubulações e etc.
O vazamento das tubulações, sejam elas tubulações de esgoto, água fria, água quente e até mesmo do sistema pluvial podem ocasionar infiltrações de diferentes tipos, causando diferentes problemas.
O caso mais grave desse tipo de infiltração ocorre geralmente quando se tem um problema com no sistema de esgoto, pois além da umidade, outros patógenos e microrganismos podem atuar nas edificações, dificultando o tratamento do problema e deixando o ambiente com odor, manchas e outras patologias.
Para evitar esse tipo de problema, deve-se ter um cuidado redobrado com projetos hidrossanitários e sua execução.
Essas duas etapas sendo bem feitas, dificilmente um imóvel irá sofrer com infiltrações provenientes de vazamentos de tubulações.
Claro que, mesmo com projeto e execução perfeitos, é sempre necessária a manutenção
do sistema de distribuição de água e coleta de esgoto das edificações, corrigindo pequenos problemas e verificando se está tudo certo.
Caso o problema já seja uma realidade, é preciso inicialmente entender qual a origem dele.
Identificar inicialmente se o vazamento vem de uma tubulação de água ou de esgoto, corrigir o vazamento e depois tratar a patologia da parede ou da estrutura afetada.
Geralmente esse tratamento é feito retirando a parte afetada, aplicando camadas de impermeabilizante e refazendo essa parte.
Esse último tópico é o que apresenta maior dificuldade no momento de tratar a patologia, e por isso sempre é preciso tentar evitar esse tipo de problema.
Mas o que é uma infiltração ascendente?
Bom, é uma infiltração que ocorre principalmente nas paredes devido a umidade presente no solo.
Essa umidade “sobe” pelas fundações e vigas baldrames, podendo atingir até cerca de 1 metro acima do nível de piso, a umidade “sobe” por essas estruturas devido ao processo de capilaridade, que é estimulado devido a porosidade de alguns materiais da construção.
Para que esse processo ocorra é preciso haver um contato direto entre o solo e uma parte da edificação, geralmente as partes que ficam em contato com o solo são as fundações e vigas baldrames.
A forma mais indicada de evitar esse tipo de problema é impermeabilizar a fundação e viga baldrame da edificação, podendo também aplicar alguns impermeabilizantes nas primeiras fiadas das paredes.
É um procedimento simples, os principais passos são:
1. Limpar a superfície das fundações e vigas baldrames;
2. Aplicar argamassa com aditivo hidrofugante e impermeabilizante. O ideal é que essa argamassa tenha uma espessura de 1,5 a 2 cm, cubra toda a superfície das estruturas e se estenda cerca de 15 cm nas laterais;
3. Esperar o processo de cura da argamassa;
4. Aplicar tinta asfáltica, no geral são usadas duas demãos de tinta, mas o ideal é sempre seguir as indicações do fabricante.
Além desses 4 passos básicos, para uma segurança ainda maior, é possível e recomendável aplicar essa argamassa nas primeiras fiadas das paredes.
Caso um lençol freático atinja a edificação, é preciso um estudo mais detalhado, geralmente é preciso fazer um sistema de drenagem profunda ou de trincheiras drenantes paralelas as paredes.
Caso não seja possível evitar o problema e as patologias já estejam aparentes, tratar requer um certo trabalho, mas ainda é possível.
Existem algumas técnicas para resolver o problema das infiltrações ascendentes em paredes depois que ele já está ocorrendo, e qual técnica usar vai depender o grau das infiltrações e do sistema construtivo usado.
Para imóveis feito em concreto armado mais alvenarias de tijolos cerâmicos, para casos onde as infiltrações são de menor magnitude, o procedimento que pode ser feito é o seguinte:
1. Retirar reboco e acabamento da área afetada e seus arredores, deixando a parede “crua”;
2. Limpar toda a superfície da parede;
3. Aplicar argamassa polimérica, obedecendo sempre as recomendações dos fabricantes;
4. Aplicar chapisco com aditivo de alto desempenho;
5. Finalizar parede (aplicar o acabamento desejado).
Em casos onde a infiltração ocorre com maior amplitude em um ponto, ou atinge uma área muito grande da edificação, mais um passo pode ser adicionado a esses, que são:
6. Dividir a área afetada de metro em metro;
7. Cortar a base da parede no sentido horizontal, vazando a parede;
8. Aplicar uma camada de impermeabilizante ou argamassa com aditivos impermeabilizantes;
9. Repetir esses passos para as outras regiões afetadas, respeitando o limite de um metro para cada região e o tempo de cura da argamassa.
Infiltrações são um tipo de problema frequente nas edificações, quase sempre ocorrem pela falta de uma prevenção contra elas, podendo ser devido a problemas em projeto, execução, ou por falta de manutenção e cuidados com o imóvel.
As infiltrações podem ocasionar problemas superficiais, como afetar a estética do imóvel, até provocar praticamente a perda total de uma estrutura.
Saber como prevenir, identificar e tratar as infiltrações é essencial para todos aqueles que pensam em construir ou participar ativamente do mercado da construção civil.
E se você deseja se aprofundar mais em temas de engenharia, recomendo que dê uma olhada no nosso treinamento ABC do engenheiro. Tem muito conteúdo bacana para você que está iniciando a sua carreira na construção civil.
Gostou do artigo? Então compartilha com os amigos!
Quer saber mais sobre fissuras no concreto e suas principais causas? Nesse artigo trataremos sobre a principal manifestação patológica do concreto!
É comum encontrar problemas nas edificações relacionados à falta de desempenho acústico.Trataremos aqui do efeito dos revestimentos de pisos na acústica!
O salitre é uma das manifestações patológicas mais comuns nas edificações. Nesse artigo você vai aprender como evitar salitre e como consertar.
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum