Quando devo usar vigas elevadas, rebaixadas e invertidas?
Quando devo usar vigas elevadas, rebaixadas e invertidas? Se você se deparou com alguma dessas situações no seu projeto, você precisa ler esse artigo!
Pedro & Carlos // 04 de janeiro de 2021 // 20:17
No Brasil, ainda tempos uma cultura de construir irregularmente com o simples objetivo de economizar recursos. Com isso, várias construções são realizadas sem o devido estudo.
Comumente, a arquitetura de uma construção prevê regiões em balanço, como por exemplo as marquises. Se deparando com isso, uma solução bastante comum é o uso de lajes treliçadas em balanço.
Mas vem cá, pode isso Arnaldo?
Para entender melhor, vou te explicar como que uma laje treliçada foi pensada para funcionar.
A laje treliçada consiste em vigotas pré-moldadas apoiadas em vigas com enchimento de bloco cerâmico ou EPS.
Esse método construtivo se baseia em economia de concreto e aço em regiões específicas, considerando que a laje está submetida apenas a momento fletor positivo.
Mas no caso de uma laje em balanço, a situação se inverte e o momento predominante passa a ser negativo, ou seja, a região superior da laje será tracionada.
Sabemos então que o concreto não é resistente a esforços de tração, necessitando de aço nessa região, o que não ocorre em lajes treliçadas.
Além disso, se analisarmos a região inferior da laje, será possível perceber que ela está sofrendo esforços de compressão.
Nessa região, o concreto serve justamente para combater esses esforços, porém, no caso das lajes treliçadas, essa região está preenchida por lajotas cerâmicas, que não são adequadas para suportar o carregamento existente.
Se a laje treliçada em balanço não prevê esse aço na região superior nem concreto na região inferior, o que isso significa?
Da maneira que ilustramos a nossa laje, ela NÃO pode ser construída, porque as vigotas precisam se apoiar em algo de forma a garantir que elas estejam biapoiadas.
Então para construir uma região em balanço com laje treliçada, é necessário ter uma viga de apoio, tipo isso aqui.
Mas na minha arquitetura, essa região não pode aparecer uma viga, tem que ficar fininho, e agora?
Então a solução é usar uma viga chata ou partir para lajes maciças.
Lembrando que cada solução deve ser analisada levando em conta as suas dimensões e cargas incidentes.
Quer ver outras soluções para lajes em balanço, então dá uma olhada nesse vídeo.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Até um próximo tema.
Quando devo usar vigas elevadas, rebaixadas e invertidas? Se você se deparou com alguma dessas situações no seu projeto, você precisa ler esse artigo!
Uma das situações mais comuns com que nos deparamos é necessidade de apoiar lances inteiros ou trechos de alvenaria diretamente sobre a laje e assim fugirmos de um excesso de vigas, que podem realmente interferir na proposta arquitetônica.
Nesse artigo falaremos sobre o custo de uma estrutura de concreto armado e quais são os principais fatores influenciantes!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum