Pilar com treliça: Será que é realmente seguro?
Pilar com treliça é um elemento comumente encontrado em obras. Mas será que a sua utilização é segura? Dá uma olhada no artigo.
Pedro // 01 de junho de 2020 // 13:27
Este artigo busca explicar o que é um mapa de concretagem, mostrar sua importância na execução de obras, e identificar o passo a passo de como construí-lo de forma eficaz.
Mas antes de falar o que é e como fazer um mapa de concretagem, vamos falar um pouco sobre o famigerado dia de concretagem!
Dia de concretagem é sempre uma correria na obra! Tudo deve estar previamente bem preparado e conferido, como a armadura, as formas e escoramentos.
Mesmo assim, é sempre difícil controlar todo o processo de concretagem, e falhas podem acontecer.
Uma das falhas mais graves que pode acontecer é o concreto não atingir a resistência exigida em projeto. De acordo com o controle tecnológico, isso pode ser auferido em laboratório, mas fica um problema prático:
Qual/quais foram os caminhões que o concreto não obteve a resistência satisfatória, e onde este concreto foi colocado na estrutura?
Para suprir essas informações, utilizamos o mapa de concretagem!
Um mapa de concretagem, nada mais é que um elemento utilizado para controlar onde o concreto de cada caminhão betoneira foi despejado na estrutura, durante a concretagem, além das características da concretagem.
Desta forma, é um poderoso instrumento de controle da concretagem, evitando uma demolição total em caso de erros. Isto faz com que muitos recursos sejam economizados.
O mapa é de concretagem é feito através da planta de forma da estrutura, e o preenchimento de tabelas com informações importantes.
O encarregado pelo mapeamento acompanha a concretagem real e desenha, sobre a planta de forma, “a mancha” correspondente a cada betonada, de preferência colorindo com cores diferentes, para facilitar a visualização. Além disso, devem-se anotar informações pertinentes.
As principais informações que não podem faltar são:
– Número da nota fiscal ou caminhão;
– “slump” obtido;
– Fck contratado;
– Nome da pessoa que recebeu o concreto;
– Hora de chegada do caminhão;
– Hora do despejo do concreto.
Este serviço é de extrema responsabilidade, e deve ser feita pelo profissional capacitado, ou seja, o engenheiro civil ou técnico de edificações.
Apesar de muito negligenciado, o mapa de concretagem é um importante documento para controle de qualidade e documentação da sua obra em concreto armado.
Com ele, todo o procedimento realizado é documentado, e o profissional pode se resguardar quanto a problemas futuros.
E você? Precisando de um projeto estrutural seguro e econômico para a sua obra? Então clica aqui ou no banner logo abaixo e preencha o formulário que entraremos em contato com você assim que possível para te ajudar com o seu problema!
Grande abraço.
Pilar com treliça é um elemento comumente encontrado em obras. Mas será que a sua utilização é segura? Dá uma olhada no artigo.
A norma que rege o projeto e a execução de fundações sofreu recentemente algumas atualizações recentes. Veja aqui o que muda com a atualização da NBR 6122!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum