Quais são os principais tipos de fundações?
Você sabe quais são os principais tipos de fundações? Existem vários tipos e cada um se adequa a uma situação diferente. Abordaremos isso nesse artigo!
Pedro & Carlos // 28 de outubro de 2020 // 07:23
Após finalizar uma concretagem, regularmente é realizada a molhagem da superfície concretada durante alguns dias.
A frequência com que essa atividade deve ser desempenhada depende do clima da região, geralmente é necessário apenas uma ou duas vezes ao dia durante uma semana.
Mas por que precisamos molhar a laje? Isso está relacionado com a cura do concreto.
O concreto não adquire a resistência requerida imediatamente após a sua solidificação, o processo de endurecimento ocorre ao longo de vários dias enquanto ocorre uma reação química entre o cimento e a água, chamada de hidratação.
Da informação acima, já é possível entender que é necessário haver água no concreto para que a reação ocorra de forma adequada.
Mas o que acontece com a água no concreto quando ela fica exposta ao ar livre? Isso mesmo, ela evapora muito rápido, e é por isso que é necessário molhar a superfície concretada regularmente.
Se a cura do concreto não é feita de forma adequada, é comum que a seguinte situação ocorra:
A superfície da laje apresentará várias trincas devido a retração do concreto.
O pior efeito é a perda de resistência do concreto. Caso a cura não seja adequada, o concreto pode não chegar à resistência requerida em projeto.
Uma forma de evitar a evaporação da água por mais tempo consiste em cobrir a laje com manta geotêxtil para reduzir a quantidade de vezes que se precisa molhar a laje.
Se após a concretagem chover, melhor ainda!
Baseado no custo da manta, ainda temos opções mais econômicas para manter a umidade da superfície. Assim, é possível aplicar outros materiais que formem uma barreira física na superfície e absorvam água.
Exemplos de materiais são os jornais, a serragem e a areia, mas vale lembrar que utilizá-los fará necessário um maior esforço para a limpeza da superfície.
Já uma opção mais eficaz para superfícies verticais ou inclinadas é a aplicação de produtos químicos para promover a impermeabilização da superfície e manter a umidade no interior da peça. Essa solução também é relativamente mais onerosa.
Sendo assim, continue molhando a laje imediatamente após a concretagem e sempre que a superfície aparentar estar seca.
O período de duração da molhagem deve ser avaliado de acordo com o clima da região.
Esse processo ajuda a evitar problemas futuros na edificação, principalmente questões de infiltração, que podem danificar seriamente a estrutura a longo prazo.
E se você é engenheiro ou construtor e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Até um próximo tema.
Você sabe quais são os principais tipos de fundações? Existem vários tipos e cada um se adequa a uma situação diferente. Abordaremos isso nesse artigo!
Uma das situações mais comuns com que nos deparamos é necessidade de apoiar lances inteiros ou trechos de alvenaria diretamente sobre a laje e assim fugirmos de um excesso de vigas, que podem realmente interferir na proposta arquitetônica.
Você realiza o pré-dimsensionamento da estrutura nos seus projetos? Não?? Então é de extrema importância que você dê uma olhada nesse artigo!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum