Dimensionamento de disjuntores DR para residências
O dimensionamento de disjuntores DR para residências é essencial para garantir a segurança de uso de equipamentos elétricos domésticos. Dá uma olhada!
Pedro // 22 de outubro de 2019 // 16:26
Este artigo pretende mostrar o dimensionamento do número mínimo de tomadas de uso geral, de acordo com a ABNT NBR 5410:2004 Instalações elétricas de baixa tensão.
Já se deparou com cômodos com tomadas insuficientes?
Este problema é muito corriqueiro, e pode causar problemas na edificação, como sobrecarga das tomadas existentes, principalmente através do uso de “tês” ou “benjamins”, inadequados à instalação.
Para reduzir este tipo de problema, é fundamental que o projetista se atente ao número mínimo de tomadas de uso geral em cada cômodo, de acordo com a NBR 5410.
A NBR-5410 é a norma que define as condições apropriadas para o funcionamento normal e seguro das instalações elétricas de baixa tensão.
As principais aplicações desta norma são:
· Instalações prediais residenciais;
· Instalações públicas;
· Instalações comerciais.
Para o profissional da área, é obrigatório conhecer a norma e segui-la, para evitar problemas e garantir a segurança dos usuários.
A NBR 5410 traz no seu item 9.5.2.2.1, o número mínimo de pontos de tomada a ser respeitado, de acordo com alguns critérios, são eles:
a) Em banheiros, deve ser previsto ao menos um ponto de tomada;
b) Em cozinhas, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto a cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo no mínimo dois pontos acima da bancada da pia;
c) Em varandas deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, podendo ele ser instalado próximo a ela;
d) Em salas e dormitórios devem ser previstos pelo menos um ponto de tomada para cada 5 m ou fração de perímetro;
e) Para demais cômodos:
Calcular o número mínimo de tomadas, para o quarto abaixo:
Como temos um quarto, utilizamos no mínimo um ponto para cada 5 metros de perímetro de parede, ou fração. Neste caso iremos desconsiderar a porta nos cálculos.
Perímetro = 3,46m + 3,46m + 3,31m + 3,31m = 13,54m
Dividindo por 5: 13,53/5 = 2,7
Arredondando (sempre para cima): 3 pontos (Resposta)
Te mostramos como calcular o número mínimo de tomadas estabelecido pela normas, porém, o engenheiro ou arquiteto pode alocar mais pontos de tomadas, de acordo com a necessidade do usuário final. Cabe ao profissional entender essas necessidades e agir de acordo.
E se você gostou do artigo e acredita que seja necessário um projeto elétrico para a sua obra, clica no banner logo abaixo e nos envie seus dados para contato que logo logo falaremos com você!
Grande abraço!
O dimensionamento de disjuntores DR para residências é essencial para garantir a segurança de uso de equipamentos elétricos domésticos. Dá uma olhada!
O BIM vem sendo utilizados em diversas disciplinas da engenharia e Projetos Elétricos em BIM não ficam de fora. Dá só uma olhada!
Já ouviu falar nos redutores de consumo de energia elétrica? São dispositivos que prometem diminuir sua conta, porém podem te trazer riscos
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng. Diagnóstica
Diretor Técnico na Neo Ipsum
This Post Has One Comment
Pingback: Previsão de cargas de iluminação de acordo com a NBR 5410 - Neo Ipsum