Tipos de escadas: Veja quais são os principais
Você sabe quais são os principais tipos de escadas que mais utilizamos na arquitetura? Dá uma olhada no artigo e aprenda um pouco mais sobre eles!
Hugo & Lucas// 28 de abril de 2021 // 13:55
Aqui no blog, estamos sempre falando sobre o BIM e sua importância para uma melhor qualidade e eficiência de projetos, o que se reflete diretamente nas obras executadas. Hoje, vamos falar um pouco sobre a “evolução” do BIM, ou um novo conceito para o uso do BIM, o CIM.
Inicialmente, temos que responder a seguinte pergunta: o que é o CIM?
O CIM (City Information Modeling) é uma metodologia análoga ao BIM (Building Information Modeling).
O BIM é uma metodologia que permite racionalizar e fazer um modelo virtual do imóvel e seus processos de fabricação e manutenção. Além disso, proporciona e auxilia em uma série de simulações e análises da edificação.
Podemos dizer que o CIM é exatamente a mesma coisa, só que em vez de usar as palavras “imóvel” ou “edificação” trocamos por cidades, bairros ou regiões.
Em outras palavras, enquanto no BIM o objetivo é entender, otimizar e acelerar os processos e análises que existem durante a vida útil de uma edificação qualquer, no CIM o principal objetivo é entender, otimizar e acelerar os processos e análises que existem em uma cidade.
O CIM é uma adaptação das tecnologias BIM, sendo mais amplo e indo além das pretensões dele.
De forma geral, o CIM usa as informações e o modelo de dados em BIM, junto a um plano de desenvolvimento das cidades, utilizando as informações de forma estratégica e por áreas.
O CIM permite a simulação dos processos de uma cidade, podendo vê-los de forma isolada ou atuando em conjunto. Essas simulações podem ser sobre o congestionamento, energia, tráfego, impactos de desastres ambientais, controle de enchentes, áreas impermeáveis, analises térmicas e acústicas e etc.
É importante falar que o CIM não exclui o BIM, pelo contrário, um complementa o outro, de forma que, para se ter um modelo CIM atualizado e funcional, os projetos das cidades precisam ser constantemente abastecidos pelos projetos das edificações em BIM.
Já as edificações em BIM têm acesso a mais dados locais usando o CIM, o que proporciona um melhor estudo inicial e entendimento dos problemas que serão enfrentados.
Existem alguns benefícios sociais, econômicos e ambientais de integrar diversos espaços de uma cidade ou até mesmo a cidade como um todo, e esse é um dos pontos mais tocados quando o assunto é SmartCity.
O CIM traz a construção civil para a discussão sobre smartcity e um dos motivos disso é que é preciso uma integração do BIM em diferentes escalas espaciais para complementar o CIM, além de suas capacidades de simulações dos processos das cidades.
Uma das principais vantagens que podemos citar do CIM é que ao agregar e usar dados de diferentes áreas das cidades ele proporciona e estimula um trabalho em conjunto, ou seja, em vez de apenas projetos coordenados individuais de edifícios, teremos também o projeto de bairros ou regiões inteiras e isso, por sua vez, torna mais fáceis alguns dos serviços e manutenções prestadas nesses locais.
Assim como anos atrás comentavam sobre como os projetos em BIM eram o futuro da construção e inevitáveis, hoje com o BIM já se tornando uma realidade, percebemos que é preciso pensar para os processos micros e macros, para os processos individuais e coletivos.
Dessa perspectiva, podemos dizer que o CIM é inevitável e será um dos pilares do mercado da construção no futuro.
O CIM ainda não é uma realidade, antes da possibilidade de tê-lo funcionando de forma otimizada, precisamos melhorar o nosso nível de maturidade e a quantidade da adoção do BIM (Para saber mais sobre a implementação do BIM clique aqui).
Cada dia que passa fica nítida a importância de conhecer os processos das cidades, ter a possibilidade de fazer simulações e entender quais as melhores formas de resolver seus problemas.
Estar a frente dos seus concorrentes e entender as evoluções, adaptações e inovações de sua área é um ponto importante para o sucesso e estabilidade dos profissionais do século XXI.
E você? Quer se tornar um protagonista no mercado BIM? Então dá uma olhada no curso Implemente BIM na sua empresa, torne-se um gestor de projetos e eleve a sua carreira!
Até um próximo tema!
Você sabe quais são os principais tipos de escadas que mais utilizamos na arquitetura? Dá uma olhada no artigo e aprenda um pouco mais sobre eles!
Você sabe o que são e para que servem os cobogós? Nesse artigo vamos te mostrar as características desse elemento e como você pode utilizá-lo no seu projeto
Você sabe como eram construídos os aquedutos romanos? Essas belíssimas edificações estão em pé até hoje, graças à engenharia! Dá uma olhada no artigo!
A busca por soluções sustentáveis é incansável e o telhado verde mostra-se como uma opção bastante viável. Clica aí pra saber um pouco mais!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum