Orçamentos em BIM, já se perguntou se é possível?
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Hugo // 10 de abril de 2020 // 16:19
No mercado da construção civil é comum nos deparar com situações onde o orçamento real da obra ultrapassa as estimativas previstas.
Muitas vezes isso ocorre porque não foram utilizadas as ferramentas corretas, uma dessas ferramentas é a curva ABC.
Nesse artigo veremos o que é e para que serve a curva ABC. Se liga!
A curva ABC é baseada em um teorema do economista italiano Vilfredo Pareto.
Valfredo observou em suas pesquisas que 20% da população detinha 80% da riqueza.
Fazendo uma analogia à construção civil, percebemos que 20% dos insumos de uma obra correspondem a cerca de 80% do custo da obra.
Essa curva é um método de classificação de informações a fim de separar itens de maior importância ou impacto, os que necessitam maior atenção do gestor.
Essa separação pode ser categorizada por lucro, venda, produtividade, controle de estoque.
Se você descobre que determinado insumo corresponde a 10% de uma obra enquanto outro corresponde a 0,2%, em qual insumo você vai barganhar mais para gerar maior economia?
Em uma obra com vários insumos, você consegue mais redução e controle de custos se focar nos insumos que representam 80% do custo total.
É uma questão de alocação de energia, tendo em vista que nosso tempo é limitado.
E como fazemos para descobrir quais são esses insumos? Usando a curva ABC!
Utilizamos o teorema de Pareto na lista de insumos da obra e seus respectivos custos e
classificamos esses insumos em 3 classes:
· Classe A: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo alto;
· Classe B: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo intermediário;
· Classe C: Itens que possuem um valor de demanda ou consumo baixo.
Nesta classificação, geralmente, 20% dos itens são considerados Classe A, 30% são Classe B e 50% do restante é Classe C. Entre eles o maior valor de demanda e consumo são da Classe A. (65%).
A curva ABC pode ser apresentada em forma de gráfico, conforme imagem:
· Organização do estoque, já que ela possibilita saber quais materiais precisam ser comprados com maior frequência;
· Redução de desperdícios, tendo em vista que ela ajuda a verificar a quantidade de insumos necessários para cada serviço;
· Organização de investimentos, pois com suas informações os gestores têm uma melhor noção onde alocar seus recursos;
· Maior lucratividade, visto que existe uma redução de desperdícios.
Então não esqueça de sempre buscar novas ferramentas para melhorar a gestão da sua
obra!
E, claro, não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com a galera!
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Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum