Os 03 principais pilares da acessibilidade
Nesse artigo você vai ver quais são os 03 principais pilares da acessibilidade e quais são as considerações de devemos fazer em relação à NBR 9050. Se liga!
Hugo & Lucas // 27 de junho de 2020 // 16:13
Você sabia que o cobogó é um elemento brasileiro?
Ele foi criado por três engenheiros (Amadeu Oliveira Coimbra, português. Ernesto August Boeckmann, alemão. E o brasileiro Antônio de Góis) no estado do Pernambuco durante a década de 1920.
Eles têm uma inspiração no mundo árabe com os famosos muxarabis, e se tornou um elemento popular mais ou menos na década de 1950 com sua utilização pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Mas o que são e para que servem os cobogós?
Os cobogós são elementos modulares, e foram idealizados para serem paredes que possibilitassem a passagem de luz e ventilação.
Atualmente suas aplicações e utilidades vão além das idealizadas.
Como são elementos vazados, permitem que tanto a luz, quanto o ar passe por eles. Assim proporcionam uma iluminação indireta e maior higiene de ambientes devido ao fluxo de ar.
São ótimos para dividir ambientes sem que haja perda de continuidade, ou seja, não há uma brusca interrupção da visualização de ambiente (Se comparados com paredes lisas).
Podem se adequar perfeitamente a quase todos os ambientes de uma edificação, assim como a vários tipos de imóveis (Comerciais, industriais, residenciais, etc.)
Esses elementos vazados, que em muitos momentos são comparados e considerados como esquadrias, podem atuar em diversos ambientes e de diversas formas, vamos elencar algumas delas para que fique mais claro.
Provavelmente é o local onde mais se utiliza esses elementos, possibilitando um maior fluxo de ar sem perder a privacidade.
Úteis para dividir a parte da cozinha com a área de serviço, sem perder muito espaço e nem ocorrer uma interrupção brusca dos ambientes.
Usados para proporcionar um charme e não deixar esses ambientes tão monótonos, muitas vezes a luz que entra através dos espaços formam padrões nas paredes e/ou no chão.
Esses dois tópicos estão juntos pois os cobogós são pouco utilizados nesses cômodos, entretanto, algumas aplicações são possíveis. Em quartos pode se utilizar para formar um ambiente separados como closet e nos banheiros são usados para a divisão do box.
Esse tipo de aplicação vem ganhando espaço devido a possibilidade de penetração de luz natural, quando usados dessa forma, geralmente contam com proteção para evitar que entre água e sujeira em períodos chuvosos.
Essa proteção pode ser telha de vidro ou de policarbonato, o cobogó é usado para que a incidência dos raios não seja excessiva, melhorando o conforto térmico e luminosidade do ambiente.
Os cobogós podem ser feitos de diversos materiais, os principais utilizados são os de cerâmica (que pode ser crua ou esmaltada), de madeira, de vidro, de concreto ou cimento e ainda de gesso.
É valido lembrar que cada tipo de material tem um tipo especifico de aplicação e peculiaridades de onde pode ser aplicado e como deve ser sua manutenção.
Consulte sempre o fabricante para mais detalhes.
Esses elementos arquitetônicos modulares podem apresentar diversos formatos e inúmeras cores, então vai da capacidade do projetista saber onde e qual cobogó utilizar, claro, se esse elemento for de interesse do cliente.
Brincar com suas formas, cores, sombras, atributos, texturas e tipo de materiais pode gerar combinações incríveis e incontáveis formas de utilização.
E aí, deu pra entender o que são e para que servem os cobogós? Você acha que deve utilizá-los no seu projeto?
Sugiro que você quando você for fazer o seu novo projeto, tenha eles em mente, podem te ajudar bastante.
E se você está iniciando a sua carreira na construção civil e ainda não sente segurança, da uma olhada nesse treinamento que elaboramos para você!
Até um próximo tema.
Nesse artigo você vai ver quais são os 03 principais pilares da acessibilidade e quais são as considerações de devemos fazer em relação à NBR 9050. Se liga!
Você está atento à todas as novas ideias que surgem no mercado? Uma delas é o porcelanato liquido, que vem ganhando bastante espaço. Dá uma olhada no artigo
É importante entender quais sãos os tipos de áreas da edificação para que seu projeto seja aprovado na prefeitura e nesse artigo você verá mais sobre isso!
Você sabe o que é mezanino e para que ele serve? Esse elemento vem sendo muito utilizado nos projetos arquitetônicos. Dá só uma olhada!
As edificações devem proporcionar um bom conforto ambiental e estética atraente, e os tipos de telhados são essenciais nesse aspecto. Dá uma olhada!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum