05 principais observações da NBR 6118 sobre torção de peças de concreto armado
Você considera os esforços de torção de peças de concreto armado nos seus projetos? Não? Então veja aqui as 05 principais observações segundo a NBR 6118!
Pedro & Carlos // 05 de maio de 2021 // 12:12
Vimos anteriormente as implicações que se tem em utilizar os pilares abafados na alvenaria, mas e sobre pilares com treliça como armadura principal?
A resposta é Talvez! Mas calma que vou te explicar. Existem duas situações em que podemos encontrar um pilar, a primeira é a desempenhando função estrutural e a segunda é a de um suporte básico ou estético.
Como era de se imaginar, está totalmente fora de cogitação usar treliças como armadura em pilares estruturais.
Pilares estruturais têm especificado em norma questões sobre taxa de armadura mínima, seção transversal, quantidade de barras longitudinais, e disposição de estribos.
Utilizar treliças como armadura, não atende à nenhum dos requisitos apresentados e muito menos proporcionam a segurança adequada para a edificação.
Caso o pilar seja produto de algum detalhe arquitetônico ou usado apenas com suporte de alguma coberta com pouca carga, já se torna possível usar treliças.
Visto que o pilar não terá função estrutural, a carga incidente será baixa e não comprometerá a segurança da construção.
Nesse caso, o uso de treliças gera uma economia de tempo e mão de obra, já que a armadura está montada e pronta para uso.
Lembrando que esse prática não é normatizada.
Podemos entender então que é inconcebível usar treliças em pilares estruturais, essa prática entra em total desacordo com as normas vigentes.
Para situações não estruturais, a avaliação passa a ser invertida, uma ideia benéfica e econômica para a construção.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Grande abraço!
Você considera os esforços de torção de peças de concreto armado nos seus projetos? Não? Então veja aqui as 05 principais observações segundo a NBR 6118!
Você quer saber mais sobre tipos de cimento e qual você deve escolher para a sua obra? então não deixe de ler esse artigo!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum