Uso do BIM em obras de saneamento
Quer saber mais sobre o uso do BIM em obras de saneamento? Preparamos esse artigo justamente para você! Portanto clica logo aí e dá uma olhada.
Felipe // 03 de setembro de 2019 // 15:03
No Brasil cerca de 50% da população tem acesso a algum sistema de coleta de esgoto. Para se ter noção esse número é inferior a países como o Iraque.
E qual a solução quando não se tem acesso a esse tipo de serviço essencial ao bom funcionamento de sua edificação?
Uma das respostas a esse problema, a mais problemática delas na verdade, é a fossa negra.
A fossa negra é uma solução primitiva de saneamento, que ainda é aplicada em zonas mais carentes devido à falta de conhecimento técnico por parte de seus usuários.
Ela consiste basicamente em um buraco no solo, podendo ou não ser coberto, para onde são direcionados a água e os seus dejetos.
O conteúdo depositado na fossa negra então infiltra e se dissipa no solo, uma vez que as superfícies da mesma não são impermeabilizadas, dando espaço assim para a deposição de mais material.
A fossa negra parece uma solução simples para o problema da falta de uma rede coletora de esgoto, entretanto ela funciona exatamente como jogar a sujeira para baixo do tapete.
Como possui suas faces permeáveis para permitir a infiltração dos dejetos no solo, e não possui nenhuma medida para o tratamento deles, a fossa negra acaba sendo um vetor de contaminação do solo e do lençol freático.
Dessa forma, o problema local de falta de coleta de esgoto não só deixa de receber uma solução adequada como também se cria um problema ambiental com a contaminação do lençol freático, potencializando a disseminação de doenças.
A solução adequada para a disposição do esgoto sanitário é composta por uma forma de tratamento preliminar de esgoto como a fossa séptica seguido por uma solução de disposição desse esgoto parcialmente tratado que já oferece menos riscos ambientais.
A disposição final desse material pode ser feita por sumidouro ou valas de infiltração. Mas isso já é assunto para um próximo artigo…
E você? Já teve que lidar com a situação de não possuir acesso a rede de coleta de esgoto nos seus projetos? Conta pra gente, talvez possamos ajudar.
Quer saber mais sobre o uso do BIM em obras de saneamento? Preparamos esse artigo justamente para você! Portanto clica logo aí e dá uma olhada.
Engenheiro civil
Bim Specialist
Diretor financeiro na Neo Ipsum
This Post Has 2 Comments
Pingback: Soluções alternativas para destinação de efluentes - Neo Ipsum
Hugo
31 Mar 2020Giullian, ótima pergunta!
O uso do carboreto nas fossas pode eliminar eliminar o mal cheiro por alguns dias. Porém, em contato com água, o carboreto gera uma reação química exotérmica que produz gás acetileno que, misturado ao metano proveniente da decomposição da matéria orgânica, transforma sua fossa em uma bomba relógio.
Conclusão, não utilize carboreto!
Grande abraço.