Paredes tortas na obra: Como evitá-las?
A presença de paredes tortas na obra é uma ocorrência muito comum. Mas porque acontece e como podemos evitar?
Wanderson // 27 de março de 2020 // 16:15
Você sabe quais são os tipos de impermeabilização?
Existem vários!
Nesse artigo vamos te falar qual é o mais adequado para cada situação.
Alguns dos problemas derivados de “vícios de construção” ocorrem na presença de água.
Devido a poros, trincas e pequenas fissuras presentes em concretos e argamassas, é possível que, por meio de capilaridade ou percolação, ocorram pontos de umidade. Solucionar esses problemas é uma tarefa complexa e onerosa.
Para evitá-lo, trabalhamos no sentido de impedir o contato da água com os elementos construtivos, ou seja, realizamos a impermeabilização.
Normalmente se aplica a impermeabilização em áreas molhadas, lajes de cobertura, poços de elevadores, terraços, caixas d’água de concreto e floreiras.
Consiste na adição de produto impermeabilizante à argamassa de cimento e areia. Essa argamassa pode ser aplicada em revestimentos de subsolos, alicerces, caixas d’água e revestimento de paredes em geral.
Para que o processo de impermeabilização se dê de maneira satisfatória, é necessário que a superfície na qual será aplicada a argamassa não apresente fissuras ou trincas, já que estes se propagarão pela camada de argamassa impermeabilizada.
Fazendo uso de cimento cristalizante, o qual possui a pega rápida e ultra rápida devido seus aditivos e resistência a sulfatos, a impermeabilização cristalizante é utilizada, normalmente, em piscinas, poços de elevadores e áreas molhadas.
Feita à partir de material asfáltico modificado (adição de elastômeros, plastômeros ou polímeros que garantem uma maior elasticidade e durabilidade), armado com uma manta composta de vidro e/ou poliéster, a manta asfáltica pode ser aplicada em lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral, caixas d’água, piscinas e reservatórios, pisos de cozinhas, banheiros, áreas de serviço, porões, terraços e sacadas.
A resina termoplástica é feita a partir de polímeros que são preparados através de polimerização por adição ou por condensação, indicada para situações onde a água exerce pressão na estrutura, como em caixas d’água, protegendo também contra calor e raios UV, podendo ser aplicado sobre lajes e rampas também.
Essa resina deve ser aplicada no reservatório após aplicação de cimento cristalizante na superfície.
Agora você já sabe quais são os tipos de impermeabilização, não é mesmo?
E se você está iniciando a sua carreira na construção civil e ainda não sente segurança, da uma olhada nesse treinamento que elaboramos para você!
A presença de paredes tortas na obra é uma ocorrência muito comum. Mas porque acontece e como podemos evitar?
Você já se perguntou qual é a Influência da forma da planta no custo da edificação? Nesse artigo veremos os conceitos que regem esse estudo.
Existem várias situações que levam uma construção a ser demolida, e existem 06 técnicas de demolição principais. Dá uma olhada!
Engenheiro civil
Bim Specialist
Coordenador de treinamentos na Neo Ipsum