Vantagens e desvantagens do uso de pressurizadores
Muitas vezes o sistema hidráulico apresenta falhas de pressão. O uso de pressurizadores pode ajudar a resolver esse problema!
Felipe // 31 de janeiro de 2020// 16:31
Como fazer reuso de águas cinzas e pluviais?
Essa é uma pergunta interessante a ser feita, em especial nos dias atuais.
Atualmente o mundo passa por um momento de revisão e análise de conceitos, principalmente em termos ecológicos.
Na construção civil essa tendência também ocorre.
Um dos pontos mais comentados de impacto socioeconômico e ambiental é o reuso de águas em edificações, sejam elas residenciais ou comerciais.
O reuso de águas cinzas e de águas pluviais está cada vez mais presentes no cotidiano de grandes cidades, devido à escassez da água e de um maior índice de áreas impermeáveis nas cidades.
A união desses dois fatores provoca extremos em regiões que, por muitas vezes durante o ano, passam por momentos de seca.
Para usos nobres onde a qualidade da água é de extrema importância, o abastecimento público continua sendo a melhor das opções.
Entretanto, para usos menos nobres onde a qualidade da água não precisa ter níveis tão elevados (Rega de jardins, lavagem de carros, de pisos e paredes, descargas e etc.), o reuso de águas cinzas e pluviais se mostra uma ótima alternativa ecológica e econômica.
Antes do início da discussão sobre a reutilização das águas, segue uma breve explicação sobre a distinção de águas cinzas e pluviais e quais são seus riscos durante uma reutilização.
Águas pluviais são aquelas provenientes das chuvas e, de modo geral, são captadas pelos telhados das edificações.
As águas pluviais têm níveis de qualidade bastante variados, dependendo das regiões da chuva.
Em metrópoles, devido ao grande número de poluentes no ar a água da chuva acaba sendo bastante contaminada é o caso de cidades como São Paulo, Nova York, Paris, Londres e outras.
Já em locais menos povoados e com menor índice de poluição do ar, o que mais contamina as águas pluviais é o contato com superfícies contaminadas nesse caso as superfícies mais comuns são os próprios telhados das edificações que raramente são limpos e acabem recebendo dejetos de animais e partículas trazidas pelos ventos.
De forma geral as águas pluviais podem ser utilizadas após um processo de filtragem simples, desde que sejam destinadas para usos menos nobres.
Os principais riscos de seu uso são a contaminação e doenças nos usuários da água que podem variar desde simples irritações na pele até infecções intestinais graves.
Para que o sistema de reutilização de águas pluviais funcione de forma adequada é preciso um conjunto de sistemas, os principais são:
· Coletores – Sistema de condutores horizontais e verticais, que tem como finalidade coletar e conduzir a água da chuva para o sistema de armazenamento.
· Armazenamento – Conjunto de um ou mais reservatórios com finalidade de armazenar a água da chuva coletada, geralmente os reservatórios são do tipo cisterna.
· Tratamento – Etapa de tratamento geralmente composta por um filtro simples e alguns produtos químicos leves.
· Distribuição – Conjunto de tubulações, conexões e aparelhos responsáveis por distribuir a água.
O manual da FIESP (BRASIL et al.,2005, p 58) define águas cinzas como:
”Água cinza para reuso é o efluente doméstico que não possui contribuição da bacia sanitária e da pia da cozinha, ou seja, os efluentes gerados pelo uso de banheiras, chuveiros, lavatórios, máquinas de lavar roupas”
Essas têm um nível de qualidade bem abaixo das águas pluviais e para seu uso é preciso um tratamento adequado mais rigoroso.
Além dos riscos já citados para as águas pluviais, ocorrem também o risco de danificação das encanações, proliferação de bactérias e algas nas águas e a presença de odor.
Para que o sistema de reuso de água cinza funcione perfeitamente e de forma segura, os principais itens necessários são:
· Coletores – Sistema de condutores horizontais e verticais, que tem como finalidade coletar e conduzir os efluentes para o sistema de armazenamento;
· Armazenamento – Conjunto de um ou mais reservatórios com finalidade de armazenar os efluentes coletados;
· Tratamento – Essa etapa depende do destino final da água e da qualidade que será necessária, entretanto, geralmente envolve partes de filtragem e decantação, e outra parte de tratamento da água com produtos químicos com finalidade de evitar problemas de natureza biologia e química, tentando tornar a água o mais próximo possível das águas potáveis de forma economicamente viável;
· Distribuição – Conjunto de tubulações, conexões e aparelhos responsáveis por distribuir a água.
E você? Está pensando em reutilizar água no seu imóvel? Então clica no banner logo abaixo e preencha o formulário que nós entraremos em contato para resolver o seu problema!
Grande abraço.
Muitas vezes o sistema hidráulico apresenta falhas de pressão. O uso de pressurizadores pode ajudar a resolver esse problema!
Para identificar problemas nas instalações hidráulicas é necessário que seja realizado o teste de estanqueidade. Clica aqui para saber como ele funciona!
Em qualquer edificação, é importante dimensionar adequadamente as tubulações de água fria. Nesse artigo você vai ver os 07 passos principais para isso!
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de Engenharia Civil
Estagiário na Neo Ipsum