08 materiais inovadores na construção civil
A engenharia de materiais vem se desenvolvendo e criando materiais inovadores que beneficiam e outras áreas, como a construção civil. Saca só!
Pedro & Lucas// 14 de julho de 2020 // 16:56
O concreto é o material de construção mais utilizado no Brasil e no mundo.
Saber como usá-lo, entender suas características e preservá-las é um passo importante de todas as obras da construção civil que usam esse material.
E para manter o controle das características do concreto, alguns processos devem ser realizados, como o slump test ou teste de abatimento do concreto.
Hoje vamos entender o que é e para que serve o slump test.
O teste de abatimento do concreto é um teste realizado na obra. Ele tem como principal função medir a consistência do concreto e através dessa consistência avaliar sua trabalhabilidade.
A trabalhabilidade é um parâmetro que está relacionado com a facilidade de se trabalhar e lidar com o concreto e sua capacidade de adensamento.
O slump test deve ser feito assim que o caminhão betoneira chegar na obra, em caso de utilização de concreto usinado, e se o concreto for feito na obra o teste deve ser feito após a fabricação do concreto e momentos antes de ser aplicado nas estruturas em questão.
Em relação ao teste em si, ele consiste em preencher uma estrutura padronizada em forma de tronco de cone com o concreto a ser testado.
Posteriormente removemos essa estrutura, verificando a diferença de altura entre o molde e o concreto.
Essa diferença de altura pode ser chamada de abatimento do concreto.
De forma mais específica, os instrumentos e passos utilizados estão descritos a seguir.
· Tronco de cone com altura de 300mm, base maior com 200mm e base menor com 100mm;
· Haste preferencialmente de metal com diâmetro de 16mm e comprimento de 600mm;
· Placa metálica com dimensões maiores que 500mm e espessura maior que 3mm.
1. Pegar amostra do concreto a ser analisado.
2. Preparar/posicionar materiais do teste.
3. Preencher 1/3 do tronco de cone.
4. Aplicar 25 golpes de forma homogênea na superfície do concreto, adensando o concreto.
5. Repetir o passo 3 e 4 mais duas vezes até preencher todo o tronco de cone.
6. Retirar o tronco de cone com um movimento constante e de duração aproximada de 10 segundos.
7. Medir a diferença de altura entre o tronco de cone e a estrutura em concreto.
OBS1 – Para medir a diferença de altura entre o tronco de cone e o concreto posiciona o tronco de cone com a menor base para baixo e usa a haste para ajudar na medição.
OBS2 – O teste tem deve ter duração máxima de 2 minutos e 30 segundos.
OBS3 – O teste não é valido para concreto autoadensável.
O concreto a ser testado já deve ter um valor de slump esperado, geralmente esse valor apresenta uma taxa de variação (ex: 8cm ± 2cm).
Para cada tipo de aplicação o concreto tem uma consistência e trabalhabilidade ideal, dessa forma os valores ideais de slump para o concreto de cada elemento é variável.
De maneira geral e mais didática o valor do slump para o concreto de lajes é um, para pilares são outros valores e para vigas também.
Veja o vídeo para compreender o processo:
O valor do slump deve ser especificado pelo projetista para que o concreto produzido tenha a consistência e trabalhabilidade necessária para a aplicação que será dada a ele.
Conhecer as características dos materiais utilizados em obra é um ponto importante para quem trabalha na construção civil, os testes têm como principal finalidade padronizar e proporcionar um melhor conhecimento sobre uma ou mais características de um material.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
A engenharia de materiais vem se desenvolvendo e criando materiais inovadores que beneficiam e outras áreas, como a construção civil. Saca só!
Quer saber um pouco mais sobre proteção e segurança na construção civil? Nesse artigo trataremos do assunto. Então clica logo aí!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum