Instalação hidráulica em drywall: Quais cuidados você deve tomar?
Você está com dúvidas em relação a Instalação hidráulica em drywall? Não se preocupe, você não é o único. Essa dúvida é comum, e esse artigo vai te ajudar!
Felipe & Lucas // 06 de março de 2024 // 11:00
O uso de aquecedores de água tem crescido cada vez mais no Brasil, se tornando bastante popular e sendo visto como item obrigatório nas regiões mais frias.
Hoje vamos esclarecer alguns pontos sobre aquecedores de água e citar as principais características para estar atento no momento de escolha do tipo de aquecimento.
Existem várias soluções de aquecimento de água residencial, dentre eles o sistema de passagem, e o sistema de acumulação. Vamos entender um pouco sobre cada um?
No sistema de passagem, a água é aquecida ao passar por uma por uma serpentina que transfere o calor para a água.
É uma das formas mais comuns de aquecimento de água no Brasil por não precisar de grandes alterações no sistema de água residencial. Os sistemas de passagem mais comuns são os de resistência elétrica e o aquecedor a gás.
No sistema de acumulação, a água é aquecida a uma temperatura previamente estabelecida e posteriormente é armazenada em um reservatório chamado de “Boiler” ou “Caldeira”. Para o uso, a água sai do boiler já aquecida e se destina ao ponto de utilização.
Nesse tipo de sistema, é preciso ter o espaço destinado para o boiler além de tubulações específicas para conduzir a água aquecida. Os sistemas de acumulação mais comuns são acumulação por aquecimento elétrico, a gás e solar.
Um dos tipos mais comuns atualmente no Brasil, no qual a água é aquecida no equipamento do ponto de utilização de água através de uma resistência elétrica.
A resistência fica superaquecida e a água passa pela resistência, resfriando-a e aquecendo a água. Um dos exemplos mais cotidianos são os chuveiros elétricos.
Essa solução é a mais simples em termos de instalações, tendo em vista que não é necessária uma tubulação específica para água quente.
A desvantagem é o elevado consumo de energia elétrica.
Essas duas soluções de aquecimento de água são similares, podem ser usadas tanto passa sistemas do tipo passagem quando sistemas de acumulação.
Tanto no aquecimento elétrico quanto no a gás a água é conduzida através de uma tubulação em formato de serpentina, essa serpentina é aquecida e ocorre a troca de calor entre a água e a serpentina.
No caso do aquecedor elétrico, a eletricidade é a responsável por promover o aumento de temperatura da serpentina. Já no a gás, o aquecimento ocorre através de uma chama que tem como combustível o gás natural ou GLP.
Nos dois casos, é possível controlar a temperatura da água através de um termostato, promovendo maior conforto e liberdade para o usuário final.
É preciso ter um sistema de tubulações específico para conduzir a água aquecida.
A cada dia que passa, esse sistema vem sendo mais comentado e procurado por promover o aquecimento de água via energia limpa, além de diminuir o gasto com energia elétrica e não precisar de sistemas de abastecimento de gás.
O aquecimento solar é predominantemente feito no sistema de acumulação, com o reservatório Boiler.
É instalada uma placa que capta a energia solar e promove o aquecimento da água que, posteriormente, é armazenada no boiler para a distribuição pela edificação.
Um dos problemas desse tipo de aquecimento é que em períodos com baixa incidência solar o funcionamento pode ser comprometido, e por isso, em muitos casos, ele pode ser utilizado em conjunto com alternativas de aquecimento.
Existem ainda outras soluções de aquecimento de água em uma edificação, entretanto não possuem grandes adeptos no Brasil.
Ao escolher o tipo de sistema de aquecimento de água é importante sempre ter em mente os seguintes pontos:
· Sistema de tubulações que irão conduzir a água aquecida;
· Espaço disponível para reservatório de água;
· Disponibilidade de gás e energia;
· Principais pontos de utilização.
Embora seja importante conhecer o funcionamento desses sistemas, e em quais ambientes eles funcionam de forma mais adequada, sempre é importante ouvir a opinião e sugestão de um profissional capacitado, que fará uma análise específica para cada caso.
Se você está pretendendo construir a sua casa e tem interesse em um suporte técnico para um melhor planejamento da obra, entre em contato conosco! Basta clicar aqui e você será direcionado para o nosso Whatsapp.
E se você quiser acompanhar mais conteúdos voltados para o conforto do lar, construção civil e tecnologia, continue acompanhando o blog da NEO IPSUM.
Até a próxima!
Você está com dúvidas em relação a Instalação hidráulica em drywall? Não se preocupe, você não é o único. Essa dúvida é comum, e esse artigo vai te ajudar!
Você já sentiu um mal cheiro vindo do seu banheiro mesmo não o tendo usado há algum tempo? Talvez o problema seja no projeto de ventilação sanitária.
Muitas vezes o sistema hidráulico apresenta falhas de pressão. O uso de pressurizadores pode ajudar a resolver esse problema!
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum